Comer massa ajuda a emagrecer, afirmam pesquisadores italianos
06/07/2016 14:25 em Saúde/Ciência

- - Se você é do tipo que não recusa um bom prato de massa, uma ótima notícia: segundo pesquisadores italianos, não, o macarrão não engorda – e, de quebra, ajuda a emagrecer. 

- - Conhecida como uma das maiores inimigas da dieta, a pasta seria a mais nova amiga da perda de peso – pelo menos, é o que afirma o estudo publicado pelos cientistas George Pounis e Licia Iacoviello na revista Nutrition & Diabetes. - - A dupla afirma que, aliada a uma rotina de alimentação baseada nos costumes mediterrâneos (rica em vegetais e azeite de oliva), a massa está diretamente relacionada à redução do IMC e às medidas da cintura. 

- - Para comprovar o estudo, os pesquisadores analisaram as dietas de 23 mil pessoas de duas partes da Itália, e chegaram à conclusão que, aqueles que ingeriram massa, tiveram uma diminuição maior das medidas do abdômen. - - Os participantes foram convidados a registrar todos os alimentos consumidos em um diário, e logo foram entrevistados por telefone.

 - - A conclusão que se chegou é que não houve link entre comer massa e engordar, mas sim o contrário: quem comeu o alimento diminuiu números na balança.  - - "Ao analisar informações antropométricas dos participantes e de seus hábitos alimentares, percebemos que, ao contrário do que muitos pensam, a massa não está associada ao aumento de peso",declarou Pounis ao Daily Mail. - "Nosso estudo mostra que ingerir pasta de acordo com a necessidade individual de cada um contribui com um IMC saudável e menores medidas na circunferência da cintura", conclui.

- "O macarrão costuma ser considerado inadequado para quem quer emagrecer, e há quem exclua completamente o alimento de suas refeições", diz Iacoviello, do Neuromed Institute em Pizzoli, na Itália. - "Com esta pesquisa, descobrimos que esta não é a atitude correta. - - A mensagem que queremos passar é que a dieta mediterrânea, consumida em moderação e respeitando a variedade de todos os seus elementos – incluindo massa – faz bem para a sua saúde".

- - Entre os principais alimentos da dieta mediterrânea estão azeite de oliva, cebola, tomate, alho, arroz, massa, legumes e queijos da estação.

- - Ao Daily Mail, o Dr. Gunter Kuhnle, da Universidade de Reading, sintetiza: "o estudo mostra que é errado 'demonizar' carboidratos. - - As informações coletadas mostram claramente que o consumo de alimentos ricos em carboidratos não possuem um efeito negativo no peso do corpo. - - A pesquisa confirma que a recomendação correta para o emagrecimento é seguir uma dieta equilibrada, com todos os grupos alimentares". Anotou?

 

Da redação de Vogue/5 de jul de 2016/Site Flipboard

 

 

 

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!