O senador Hélio José (PMDB-DF) disse ser contrário à ideia do governo de privatizar empresas do Sistema Eletrobrás, que atua na geração, transmissão e distribuição de energia em todo o país.
Mesmo reconhecendo ser importante aprimorar as leis que regulamentam o setor, Hélio José disse que a venda das empresas pode ocasionar o aumento da conta de luz para o consumidor final.
Além disso, ele acredita que o dinheiro arrecadado com a privatização será destinado ao pagamento dos juros da dívida pública, e duvidou que seja aplicada na revitalização do Rio São Francisco parte dos recursos oriundos da venda da Companhia Hidroelétrica do São Francisco (Chesf).
- Mesmo que isso fosse efetivamente feito e que esses recursos não fossem simplesmente sugados pelo buraco negro do Tesouro, que relação existe entre a privatização e a revitalização? Por que a revitalização seria uma razão para justificar a privatização? Quanto seria arrecadado? E seria isso suficiente para a revitalização? E quanto custa exatamente a revitalização do São Francisco? Não vejo lógica em dilapidar o patrimônio certo, alegando uma finalidade incerta - disse o senador.
Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)