Banco quer agilizar Finame e Cartão BNDES
05/12/2016 08:18 em Economia

 

 

Rio, 03 - A Área de Operações Indiretas (AOI) do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) quer rever e automatizar processos para reduzir o prazo de aprovação e contratação de empréstimos concedidos indiretamente por agentes financeiros, como os da linha Finame, para de um a dois dias. Segundo o diretor da AOI, Ricardo Ramos, a meta é chegar a esse prazo até o fim de 2018.

O plano da nova diretoria para as operações indiretas, que incluem o Cartão BNDES e focam sobretudo nas pequenas empresas, é simplificar todas as linhas de crédito numa única plataforma tecnológica. "No fim de 2018, queremos chegar a uma plataforma integrada na AOI e usar o Cartão BNDES onde puder", disse Ramos, na saída de um seminário no banco.

Com a ampliação do uso do Cartão BNDES para outras linhas indiretas, a ideia é passar a oferecê-lo a pessoas físicas. A primeira experiência será na agricultura. O BNDES é um dos operadores do Pronaf, a linha de crédito do governo federal para a agricultura familiar. Segundo Ramos, o banco desembolsa R$ 2 bilhões ao ano no Pronaf, em 70 mil diferentes operações. Muitos dos clientes são pessoas físicas.

As operações indiretas, cujas contratações hoje demoram de 5 a 20 dias, também ficarão mais ágeis, segundo o diretor. A ideia é contratar os empréstimos de forma totalmente automática, "machine to machine", nas palavras de Ramos.

 

Agência Estado/EM - Postado em 03/12/2016 11:37

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!