O presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), Dias Toffoli, disse nesta segunda-feira (11), em entrevista ao programa Roda Viva, da TV Cultura, que nunca viu qualquer ataque ou desrespeito por parte do presidente Jair Bolsonaro contra o STF.
A resposta do presidente do Supremo veio após um questionamento sobre a participação do presidente em atos onde apoiadores teceram criticas à Corte. Ele respondeu, porém, que essa é uma pauta de parte dos manifestantes que na visão dele não é endossada pelo chefe do Executivo.
– Ele dialoga com esse eleitor falando com os extremos, para tentar puxar o centro para lá. É uma linha política centrífuga. Aí acaba havendo, muitas vezes por parte de apoiadores, nunca vi diretamente dele algo contra o Supremo ou de não respeitar a institucionalidade – disse.
Toffoli também aproveitou a ocasião para ressaltar que a Suprema Corte brasileira é, na opinião dele, a “que mais trabalha no mundo”, e também minimizou as críticas feitas pela imprensa ao presidente Bolsonaro por conta da ida repentina dele ao STF na semana passada para discutir uma possível reabertura da economia.
– Não vejo como um constrangimento – destacou.
Por Paulo Moura