Mudança de classificação obriga países a tomarem atitudes preventivas
Publicado em 11/03/2020 - 13:58 Por Agência Brasil - Brasília/Site EBC
A imagem da capa do site Multisom é meramente ilustrativa e foi retirada de arquivos da internet/Google
Tedros Adhanom, diretor geral da Organização Mundial de Saúde, declarou hoje (11) que a organização elevou o estado da contaminação pelo novo coronavírus como pandemia.
World Health Organization (WHO)✔@WHO
· 56m
Replying to @WHO
"WHO has been assessing this outbreak around the clock and we are deeply concerned both by the alarming levels of spread and severity, and by the alarming levels of inaction"-@DrTedros #COVID19
World Health Organization (WHO)✔@WHO
"We have therefore made the assessment that #COVID19 can be characterized as a pandemic"-@DrTedros #coronavirus
19.9K
1:26 PM - Mar 11, 2020
Twitter Ads info and privacy
29.1K people are talking about this
A mudança de classificação não se deve à gravidade da doença, e sim à disseminação geográfica rápida que o Covid-19 tem apresentado. "A OMS tem tratado da disseminação [do Covid-19] em uma escala de tempo muito curta, e estamos muito preocupados com os níveis alarmantes de contaminação e, também, de falta de ação [dos governos]", afirmou Adhanom no painel que trata das atualizações diárias sobre a doença.
O ministério da Saúde marcou para 14h o início do boletim diário de atualização.
No Brasil
Na Câmara dos Deputados o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, disse que a declaração de pandemia não muda as medidas no Brasil. O país continua com o monitoramento das áreas atingidas e com as iniciativas e protocolos já anunciados. Hoje, o titular da pasta vai participar de comissão geral na casa, onde irá apresentar a deputados informações sobre as ações do governo acerca do problema.
Edição: Pedro Ivo de Oliveira