Parlamentares da oposição pedem que PGR investigue Padilha e Grace
13/09/2016 17:32 em Política

   Um grupo de 14 parlamentares que fazem oposição ao governo do presidente da República, Michel Temer, protocolaram na Procuradoria-Geral da República (PGR) nesta terça-feira (13) uma representação em que pedem que o Ministério Público investigue a atuação do ministro-chefe da Casa Civil, Eliseu Padilha, e da advogada-geral da União, Grace Mendonça.

Os parlamentares querem que a PGR apure as declarações do ex-advogado-geral da União Fábio Medina Osório, exonerado na última sexta-feira (9), à revista “Veja”. Osório disse que foi demitido do cargo que ocupava porque o governo quer “abafar” as investigações da Lava Jato. Osório também disse que o Executivo tem “muito receio” com os desdobramentos da operação.

O documento que pede a investigação de Padilha e Grace Mendonça é assinado pelos senadores Humberto Costa (PT-PE), líder do PT no Senado; Gleisi Hoffman (PT-PR), Ângela Portela (PT-RR), Fátima Bezerra (PT-RN), Jorge Viana (PT-AC), José Pimentel (PT-CE), Lindbergh Farias (PT-RJ), Paulo Rocha (PT-PA), Regina Sousa (PT-PI), Paulo Paim (PT-RS), Vanessa Grazziotin (PC do B-AM), Randolfe Rodrigues (Rede-AP) e Roberto Requião (PMDB-PR). O líder do PT na Câmara, Afonso Florence (BA), também assina a peça.

Após protocolar a representação, Randolfe Rodrigues disse que a entrevista de Osório mostra que “Padilha e o governo Temer” atuam para paralisar as investigações da operação Lava Jato.

“Isso é de enorme gravidade e qualquer república democrática não sustentaria no governo um chefe da Casa Civil que atuou diretamente, segundo a denúncia [de Osório], para afastar o chefe da AGU e que estaria atuando para desarticular a operação Lava Jato. Esperamos uma rigorosa apuração por parte da PGR”, declarou Randolfe.

Nesta segunda-feira (12), o ministro da Casa Civil, Eliseu Padilha, 
negou que o governo tente "barrar" a Operação Lava Jato. "Hoje, ontem e amanhã, não há absolutamente nada de parte do governo que não seja estimular a Lava Jato" disse em evento realizado em São Paulo.

Também nesta segunda, senadores da oposição já haviam 
apresentado requerimentos de convocação de Padilha e Grace Mendonça para prestação de esclarecimentos sobre o caso à Comissão de Fiscalização e Controle do Senado. Os requerimentos ainda precisam ser aprovados pela Casa.

À Veja, o ex-advogado-geral da União também fez críticas ao ministro da Casa Civil, Eliseu Padilha. Segundo a GloboNews, Osório teria sido demitido após uma discussão com Padilha, na quinta-feira (8).

De acordo com o ex-AGU, Padilha teria feito intervenções junto à Grace Mendonça – que à época era secretária-geral do Contencioso do órgão – a fim de “impedir” o acesso de Osório a materiais da Lava Jato que envolviam políticos investigados pela operação.

 

Gustavo Garcia-Do G1, em Brasília-13/09/2016 16h07-Atualizado em 13/09/2016 16h34

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!