Polo moveleiro pode estimular o turismo de negócios
17/07/2019 16:42 em Minas Gerais

ALMG - Assessoria de Imprensa - 17/07/2019 - 16h13 por email

A imagem da capa do site Multisom foi retirada de arquivos da internet/Google

 

Participantes de audiência pedem mais atenção do governo com o setor e defendem regulamentação do polo de Ubá.

 

Nesta quarta-feira (17/7/19), a Comissão Extraordinária de Turismo e Gastronomia da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) recebeu gestores e empresários de Ubá (Zona da Mata) e de municípios vizinhos, para discutir estratégias de fomento ao desenvolvimento da região.

 

Duas dessas estratégias estão materializadas em proposições apresentados pelo deputado Coronel Henrique (PSL): o Projeto de Lei (PL) 515/19, que declara Ubá a "Capital Estadual da Indústria Moveleira"; e o Projeto de Lei (PL) 516/19, que institui o Polo Moveleiro de Ubá e Região.

 

O polo, apesar de gerar 14 mil de empregos diretos e movimentar bilhões de reais por ano, segundo dados apresentados na audiência, ainda não existe formalmente, em lei. Além de Ubá, são reconhecidas como integrantes as cidades de São Geraldo, Guiricema, Visconde do Rio Branco, Guidoval, Rodeiro, Guarani, Piraúba e Tocantins. No entanto, o presidente do Sindicato Intermunicipal das Indústrias do Mobiliário de Ubá, Áureo Barbosa, já pediu ao deputado Coronel Henrique que acrescente outros municípios no polo, como Rio Novo, Goianá e Cataguases.

 

Para o deputado, que solicitou a reunião, a criação de uma lei instituindo o polo, definindo as cidades que o integram, pode ajudar a fortalecer a cadeia produtiva local, o aporte de recursos para pesquisas e o desenvolvimento de novas tecnologias para o setor moveleiro, sempre na perspectiva do desenvolvimento sustentável.

 

O deputado Fernando Pacheco (PHS) acredita que as ações voltadas para o fortalecimento do polo podem recolocar a Zona da Mata em uma posição de destaque na economia mineira. Ele elogiou a iniciativa do colega em promover o debate na comissão extraordinária e se colocou à disposição para ajudar também na Comissão de Assuntos Municipais e Regionalização, da qual faz parte.

 

Turismo é alternativa para alavancar o desenvolvimento da indústria

 

Outro ponto destacado pelos participantes foi a vocação da região para o turismo de negócios. A Femur, feira de móveis e decorações realizada no Horto Florestal de Ubá, já está no calendário oficial de eventos da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo, segundo a superintendente de Gastronomia e Marketing Turístico, Marina Simião. A próxima será realizada de 20 a 23 de janeiro de 2020.

 

Leia o texto na íntegra.

Leia mais notícias no Portal da ALMG.

 

Assessoria de Imprensa da ALMG

Gerência-Geral de Imprensa e Divulgação

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!