PF deflagra a 32ª etapa da Operação Lava-Jato
07/07/2016 08:26 em Política

- - A Polícia Federal deflagrou na manhã desta quinta-feira mais uma etapa da Operação Lava-Jato em São Paulo, Santos e São Bernardo do Campo. - - A 32ª fase da Lava-Jato, batizada de Caça-Fantasmas, cumpre nestas três cidades paulistas 17 mandados - sete de condução coercitiva, quando a pessoa é detida para prestar depoimento, e  10 ordens judiciais de busca e apreensão.

- - De acordo com a Polícia Federal, esta nova fase da Lava-Jato investiga uma instituição financeira panamenha que atuaria no Brasil sem autorização do Banco Central. - - O propósito desta instituição seria abrir e movimentar contas em território nacional para viabilizar o fluxo de valores de origem duvidosa para o exterior, à margem do sistema financeiro nacional. 

- - Para a Polícia Federal, esta instituição funcionaria como agência de private banking no Brasil. - - O banco atuaria também, conforme a PF, comercializando empresas offshore, que eram registradas pela Mossak Fonseca, empresa que já foi alvo da 22ª fase da Lava-Jato.

- "Os serviços disponibilizados pela instituição financeira investigada e pelo escritório Mossack Fonseca foram utilizados, dentre diversos outros clientes do mercado financeiro de dinheiro 'sujo', por pessoas e empresas ligadas a investigados na Operação Lava-Jato, sendo possível concluir que recursos retirados ilicitamente da Petrobras possam ter transitado pela instituição financeira investigada", afirma a PF em nota.


- - São apuradas nesta operação as práticas de crimes contra o Sistema Financeiro Nacional, lavagem de ativos e organização criminosa transnacional.


- - > Caça-Fantasmas:


- - O nome Caça-Fantasmas é uma referência utilizada para a identificação desta nova fase da operação policial e remete, dentre outros aspectos, a um dos objetivos principais da investigação - que foca na apuração de verdadeira extensão obscura da instituição bancária no Brasil, bem como a vasta clientela que utiliza de seus serviços e do escritório Mossack Fonseca para operações financeiras com características de ilicitude e de forma oculta.

- - Os investigados estão sendo levados às sedes da Polícia Federal nas respectivas cidades onde foram localizados para prestarem os esclarecimentos. - - Como se tratam de situações de conduções coercitivas, os investigados serão liberados após serem ouvidos pela Polícia Federal.

 

 - - - - - - - > Iracema Amaral/EM -  Postado em 07/07/2016 07:09 / Atualizado em 07/07/2016 08:19

 

 

 

COMENTÁRIOS