Em operação articulada entre o Departamento Penitenciário Nacional (Depen) e os governos estaduais, 160 presos, a maioria ligada às facções criminosas Comando Vermelho (CV) e Primeiro Comando da Capital (PCC), que estavam em presídios federais foram transferidos ontem (30) e hoje (1°) para penitenciarias dos estados de origem, no Rio de Janeiro e de São Paulo.
Em nota, o Ministério da Justiça informou que a transferência dos presos visa “auxiliar as ações de segurança pública dos estados e os sistemas penitenciários [locais]”.
Eles foram levados em avião da Força Aérea Brasileira (FAB), acompanhados por policiais e agentes penitenciários dos dois estados. “A operação permite integrar ações de segurança pública e justiça criminal”, informa a nota do Ministério da Justiça.
De acordo com a pasta, a expectativa é que a transferência para os estados de origem presos que aguardavam julgamento em unidades prisionais distantes de onde cometeram os crimes resulte em mais agilidade nos processos judiciais.
Edição: Nádia Franco