CATAGUASES: EQUIPE ODONTOLÓGICA LEVA SAÚDE BUCAL ÀS CRIANÇAS DAS ESCOLAS PÚBLICAS E ÀS ATENDIDAS PELA SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL
17/11/2017 11:15 em Cataguases-MG e Região

FONTE: SITE DA PREFEITURA MUNICIPAL DA CIDADE DE CATAGUSES-MG - A imagem da capa do site Multisom foi retirada de arquivos da internet 

 

 

A Prefeitura de Cataguases está levando uma equipe odontológica às crianças atendidas pela Secretaria de Assistência Social, aos alunos das escolas municipais e estaduais da cidade. Realizada por meio das secretarias de Saúde, de Educação e de Assistência Social, a iniciativa integra o município no Programa Saúde na Escola (PSE), do governo federal.

Iniciado no último dia 25, o programa vai atender todas as crianças das escolas envolvidas e dos projetos da Assistência Social, com o objetivo de atuar em ações de promoção, prevenção e atenção à saúde, por meio de palestras realizadas pela equipe técnica sobre a saúde bucal, orientações sobre escovação e uso do fio dental. Tudo isso feito de maneira didática, com uso de vídeo, materiais pedagógicos e arcada dentária artificial. No local, também é realizada uma avaliação dos índices de cárie e casos específicos são encaminhados como atendimentos prioritários para intervenção clínica.

A coordenadora do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), Gabriela Spíndola, ressaltou a presença da equipe nas instituições como forma de prevenir e combater doenças. “Na minha visão, essa atividade tem duas finalidades importantes. A primeira é a educativa, pois a partir da orientação conseguimos atuar na prevenção de doenças como a cárie, gengivite e pericoronarite. A segunda é a curativa, pois identificamos crianças que estão em um estado mais grave de cárie, ou até mesmo perda dentária, e oferecemos a ela toda a atenção por meio da intervenção clínica com encaminhamento prioritário. Muitas vezes são crianças que não sentem dor e por não terem um acompanhamento odontológico frequente, descobrem o problema durante nossa visita”, disse.

A diretora da Escola Municipal Prefeito José Esteves, Kátia Moura, recebeu o programa em sua escola no último dia 8 e ficou muito entusiasmada. “Esse serviço é de extrema necessidade, pois serve de apoio à nossa educação, oferecendo informação aos alunos, que aprendem, praticam e passam o conhecimento adiante. Fico muito feliz com a presença desses profissionais trazendo até a nossa escola essa atuação da saúde preventiva”, ressaltou.

Jonathan Cavalcanti, aluno do 5º ano, disse que vai ensinar o que aprendeu aos seus amigos e familiares. “Temos que cuidar da nossa saúde bucal fazendo uma limpeza completa. Para isso, precisamos usar fio dental, escovar os dentes da maneira correta, limpando também a língua e o céu da boca para não termos problemas futuros. Achei muito legal a palestra, pois serviu de orientação para mim e meus companheiros”, disse.

 

GALERIA DE FOTOS

 

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!