CATAGUASES: PROGRAMA DE COMBATE AO TABAGISMO É SUCESSO NO MUNICÍPIO
09/11/2017 09:22 em Cataguases-MG e Região

Fonte: Site da prefeitura municipal da cidade de cataguases-MG

 

 

No dia 23 de outubro aconteceu mais um encerramento do Programa de Combate ao Tabagismo, que é desenvolvido pela Secretaria Municipal de Saúde em Cataguases. Na oportunidade, 22 pessoas, que conseguiram parar de fumar com a ajuda dos encontros semanais e medicamentos fornecidos pelo programa, se reuniram pela última vez no Posto de Saúde do Bairro Paraíso. O evento contou com uma palestra final proferida pela psicóloga Elisa de Oliveira Macedo e o encerramento foi feito pelo médico e coordenador da iniciativa, Joseph Freire.

Os participantes também receberam certificados e comemoraram o êxito com uma confraternização. O programa foi iniciado em junho deste ano e já auxiliou três grupos a parar de fumar. “Ao entrarem no programa todos passaram por uma avaliação médica e receberam medicamentos auxiliares que contribuem para o abandono do vício do tabaco. A partir daí, os participantes foram monitorados e a cada reunião semanal eles assistiam a palestras e trocavam experiências”, explicou o médico.

Além de Joseph Freire e da psicóloga Elisa, integram o programa os profissionais Ana Cristina Portugal Carneiro (Fonoaudióloga); Laís Rodrigues (Farmacêutica); Tereza Cristina Chamhum Salomão (Assistente Social); Camila Soares Garcia (Nutricionista); Liliane Cristina da Silva Tavares (Fisioterapeuta); os enfermeiros Gustavo Benini de Oliveira e Graziele Mota Dias Bustamante, além do Educador Físico Rodrigo Almeida Aguiar.

Doutor Joseph parabenizou a todos pela conquista e disse que outras três turmas do Programa contra o Tabagismo vão começar suas atividades na próxima segunda-feira, dia 6. “Esta iniciativa já é um sucesso no município. As reuniões e os medicamentos que são oferecidos são de grande ajuda e, o mais importante, é tudo gratuito. O participante precisa ter força de vontade para encarar este desafio que vai lhe garantir saúde e qualidade de vida”, reforçou. Para participar, o interessado deve procurar o PSF do bairro Paraíso para se inscrever. Novas turmas serão formadas de acordo com a demanda, segundo afirmou o coordenador .

Participante do primeiro grupo, a professora da rede municipal Andréa Aparecida Dutra já está há mais de 90 dias sem fumar. “Estou muito bem, não sinto falta do cigarro e tive uma melhora muito grande em minha qualidade de vida”, conta. Ela elogiou a forma como o programa é conduzido, seus encontros semanais e troca de experiências, que, segundo ela, são fundamentais para o sucesso do mesmo. “Posso afirmar que minha vida mudou, as pessoas que convivem comigo comentam e eu estou muito feliz por ter me livrado do vício, após fumar por 39 anos”, afirmou.

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!