Presídios do Rio podem ganhar policlínicas
17/10/2017 07:32 em Segurança Pública

Lígia Souto - 16/10/2017 - 21h00 - Rio de Janeiro/Radioagência Nacional/Site EBC

 

Durante um seminário sobre a saúde da população privada de liberdade, realizado nesta segunda-feira no Centro do Rio de Janeiro a Secretaria de Estado de Saúde apresentou um plano para a instalação de policlínicas dentro de cada grande unidade prisional do estado.

 

O foco das novas unidades seria a atenção especializada e também o combate a tuberculose, doença infecciosa e transmissível, cuja incidência no Rio de Janeiro vem aumentando.

 

O secretário Luiz Antônio Teixeira Júnior disse que a intenção é implementar uma política que contemple as necessidades de saúde da população carcerária.

 

Para a efetiva realização do plano, a secretaria vem desenvolvendo, segundo Teixeira, um desenho para a instalação de uma policlínica dentro do Complexo Penitenciário de Gericinó, na zona oeste, utilizando uma estrutura já existente.

 

O secretário afirmou que não há, no entanto, uma previsão sobre o início dessa instalação, e, por isso, a importância do debate, para saber qual a melhor maneira de levar a diante a iniciativa e, assim, melhorar a assistência à saúde oferecida no sistema carcerário.

 

Sobre as condições de saúde nos presídios do estado, o juiz da Vara de Execuções Penais, Rafael Estrela Nóbrega, classificou a situação como preocupante. Além da policlínica, o plano também prevê a implementação de um centro cirúrgico nos complexos penitenciários do estado.

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!