ASSOCIAÇÃO DOS OSTOMIZADOS DE CATAGUASES É CRIADA PARA REPRESENTAR A MICRORREGIÃO
28/09/2017 09:12 em Cataguases-MG e Região

 

Na tarde de hoje, foi criada a AOCAT (Associação dos Ostomizados de Cataguases). O anúncio feito na Policlínica Municipal contou com presença do prefeito Willian, do presidente da Câmara dos vereadores de Cataguases, Michelangelo Correa, de membros da associação, funcionários da Policlínica e convidados. Na cerimônia também foi apresentada a chapa responsável e o Estatuto da associação que vai representar a microrregião de Cataguases.

“É de muita importância a criação dessa associação no município, porque muitas vezes nós culpamos a Prefeitura, por exemplo, pela falta das bolsas, mas não é o caso. Com a união nós vamos ter maiores condições de buscar recursos junto ao Governo de Minas Gerais para que todos os ostomizados tenham as bolsas, direito assegurado por lei, que infelizmente ainda não acontece de forma constante. É muito desagradável para nós, ostomizados, chegarmos ao posto para buscarmos as bolsas e não conseguirmos ou recebermos um número reduzido. Temos também outros direitos, que com a criação da associação vai ser mais fácil assegurá-los”, disse Aloisio Falcone, presidente da AOCAT.

Presente na inauguração, o Prefeito Willian se mostrou contente e elogiou a criação da AOCAT. “Eu só tenho a agradecer aos servidores pelo carinho e amor com que trabalham aqui na Policlínica, o que reflete na alegria e segurança dos pacientes que precisam de um tratamento de qualidade. Agora nós vamos ter condições para melhorar cada vez mais o tratamento dessas pessoas. A Prefeitura sempre vai apoiar a associação no que for preciso para melhorar a qualidade de vida do paciente, seja com equipe técnica ou auxílio na marcação de consultas. Hoje, essa associação está sendo criada com toda a estrutura para que as pessoas que precisam recebam o melhor tratamento possível”, disse.


Escolhido como padrinho da associação, o presidente da Câmara dos vereadores de Cataguases, Michelangelo Correa, também ficou satisfeito com a iniciativa. “Quando as pessoas se juntam, ficam mais fortes e isso facilita a busca por aquilo que precisam. Gostaria de elogiar a iniciativa do prefeito Willian de deixar um espaço aqui na Policlínica para os ostomizados. Estou levando para a Câmara um projeto de lei que reconhece como utilidade pública essa associação”, afirmou.

A chapa que representa a AOCAT conta com a seguinte composição: Aloísio Falcone (presidente), João Francisco Cesário (vice), Maria Irecê de Oliveira (1ª secretária), Maria José Pereira Vieira (2ª secretária, 1º tesoureiro (Sebastião Soares de Paula) e 2º tesoureiro (Angelo Ferrari de Oliveira).

Inaugurado junto com a reforma da Policlínica Municipal, o Ambulatório de Ostamizados de Cataguases foi restaurado dentro das normas do Ministério da Saúde com a finalidade de dispensa de bolsas coletoras, assistência, disponibilização de materiais para cuidado e prevenção. Atualmente, o ambulatório de conta com 50 ostomizados cadastrados. O espaço funciona de segunda à sexta-feira, entre 8h e 17h, na Policlínica Municipal.

O que é a Ostomia?
Ostomia é uma abertura criada no abdômen por meio de cirurgia para a descarga de fezes e urina. O procedimento substitui o sistema usual de eliminação. Uma ostomia é criada por cirurgia com o objetivo de manter a função normal do corpo sem reto, cólon doente ou bexiga urinária. A abertura é chamada de estoma e os resíduos do corpo são liberados em uma bolsa coletora.

 

GALERIA DE FOTOS

 

 

 

 Fonte: Site da Prefeitura Municipal de Cataguases-MG

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!