Censo Previdenciário: beneficiários que estão com pagamento suspenso poderão regularizar a situação a partir desta sexta-feira (8/3)
08/03/2024 12:26 em Minas Gerais

QUI 7 MARÇO 2024  16:40  ATUALIZADO EM QUI 07 MARÇO 2024 17:36- Por Agência Minas Notícias - Matéria retirada do portal da Agência Minas (https://www.agenciaminas.mg.gov.br/noticia/censo-previdenciario-beneficiarios-que-estao-com-pagamento-suspenso-poderao-regularizar-a-situacao-a-partir-desta-sexta-feira-8-3)

A imagem da capa do site Multisom é meramente ilustrativa e foi retirada de arquivos da internet/Google 

 

Prazo para regularização vai até 6/4; mais de 14,9 mil contribuintes precisam realizar o procedimento

imagem de destaqueGil Leonardi / Imprensa MG

 

A partir desta sexta-feira (8/3), os 14.908 nomes de pensionistas do Instituto de Previdência dos Servidores do Estado de Minas Gerais (Ipsemg), aposentados ou afastados preliminarmente do Poder Executivo que não realizaram o Censo Previdenciário e estão com pagamento suspenso, poderão regularizar a situação.

O procedimento deverá ser realizado no sistema do Censo RPPS-MG até 6/4. O link está disponível na página principal do site do Ipsemg - www.ipsemg.mg.gov.br.

Vale ressaltar que a data de regularização influencia na data de recebimento do pagamento, ou seja, os beneficiários que realizarem o procedimento no período de 8/3 a 15/3 terão o benefício creditado em abril, enquanto aqueles que regularizarem de 16/3 a 6/4 terão o benefício creditado em maio.

Assim que a situação for regularizada, os retroativos não recebidos serão creditados juntamente com o pagamento do mês.

Cerca de 11 mil servidores efetivos ativos também não realizaram o procedimento e poderão fazê-lo neste período. Esses estão sujeitos a penalidades administrativas caso não regularizem a situação.

Benefício de assistência à saúde do Ipsemg

Dos nomes que não realizaram o Censo, 10.993 também são beneficiários da assistência à saúde do Ipsemg. Com a suspensão dos pagamentos, o serviço de assistência à saúde também estará suspenso até a regularização.

Censo Previdenciário

O Censo Previdenciário é um procedimento de atualização da base de dados cadastral, funcional e financeira do Regime Próprio de Previdência Social-RPPS de caráter obrigatório para todos os segurados ativos, aposentados e pensionistas.

O 1° Censo Cadastral Previdenciário do Regime Próprio de Previdência Social de Minas Gerais (RPPS) foi realizado entre os meses de junho a dezembro de 2023.

Em janeiro deste ano foi dada uma nova oportunidade para aqueles que não atenderam à convocação para realização do Censo, contudo, mesmo com a reabertura do sistema, muitos deixaram de realizar o recenseamento obrigatório.

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!