Alzheimer: brasileiros criam ferramenta que ajuda no tratatamento
23/06/2023 12:33 em Saúde

Projeto conquistou o Leão de Bronze no Festival de Cannes, na França

 

Publicado em 23/06/2023 - 11:42 Por Paula Laboissière – Repórter da Agência Brasil  - Brasília/Portal EBC (https://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2023-06/alzheimer-brasileiros-criam-ferramenta-que-ajuda-no-tratatamento)

A imagem da capa do site Multisom é meramente ilustrativa e foi retirada da própria matéria

 

Uma plataforma de inteligência artificial desenvolvida por pesquisadores da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre auxilia pacientes com Alzheimer a preservarem a memória por meio da terapia de reminiscência, que se baseia na recuperação de memórias do passado.  

De acordo com o Ministério da Educação, a intervenção é reconhecida em estudos científicos pelos efeitos positivos sobre a saúde mental de pacientes, cuidadores e familiares, além do atraso da progressão dos sintomas.  

Diferentemente de outras tecnologias em inteligência artificial mais conhecidas, como o ChatGPT, a plataforma bAIgrapher foi projetada para produzir autobiografias e não atua como um assistente de escrita ou chatbot.  

O sistema utiliza depoimentos de pessoas indicadas pelo paciente, em formato de texto, áudio e imagens. Os materiais são interpretados, organizados e reescritos para construir uma autobiografia literariamente uniforme e cronologicamente ordenada. 

O projeto conquistou o Leão de Bronze no Festival de Cannes, na França, na categoria Print&Publishing e representa, de acordo com o ministério, auxílio tecnológico para pessoas com Alzheimer. 

Edição: Maria Claudia

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!