Febre amarela volta a ser registrada em São Paulo
30/05/2023 08:45 em Saúde

Data de publicação: 29 de Maio de 2023, 22:15h - Por Brasil 61.com - Matéria retirada do portal Brasil 61.com (https://brasil61.com/n/febre-amarela-volta-ser-registrado-em-sao-paulo-bras238362)

A imagem da capa do site Multisom é meramente ilustrativa e foi retirada de arquivos da internet/Google

 

Infectologista destaca a importância da imunização e os cuidados que devem ser tomados para evitar a contaminação

 

O Governo de São Paulo junto com a Secretaria de Saúde, confirmou duas mortes por febre amarela. No total, quatro pessoas foram infectadas pela doença. De acordo com o estado de São Paulo, uma das quatro pessoas infectadas morava em Minas Gerais. A cidade de São Paulo não havia registrado casos de febre amarela desde de 2020 quando se confirmou o primeiro caso. 

Os casos de morte em São Paulo por febre amarela, deixam um alerta em todo o país. O Brasil precisa imunizar toda a população o quanto antes, para não acontecer outras mortes, afirma a professora e infectologista da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) Raquel Stucchi.

“Todas as regiões de mato e todas as regiões que a gente tem uma concentração grande do Aedes aegypti, são áreas de risco para febre amarela. Por tanto, o Brasil é um país de risco para a febre amarela, por isso todos devem ser vacinados,” destaca.  

Entre o mês de janeiro e março deste ano, a cobertura vacinal da febre amarela registrou 8,2%. No ano de 2022, esse resultado foi de 64,4%. Segundo a Secretaria Estadual de Saúde ressalta que a vacinação contra a doença, as pessoas precisam acompanhar o calendário de imunização que fica disponível em todas as unidades de saúde. 

Um lembrete, a primeira dose deve ser tomada aos 9 meses de idade e a segunda quando a pessoa completa 4 anos. Caso se esqueça de tomar as doses nesses dois intervalos, pode ser tomado aos 5 anos de idade uma única dose. 

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!