Conheça o novo guia para ações da Educação em Minas Gerais
17/02/2023 12:23 em Minas Gerais

SEX 17 FEVEREIRO 2023  12:00  ATUALIZADO EM SEX 17 FEVEREIRO 2023 12:01 - Por Agência Minas - Matéria retirada do portal da Agência Minas (https://www.agenciaminas.mg.gov.br/noticia/conheca-o-novo-guia-para-acoes-da-educacao-em-minas-gerai)

A imagem da capa do site Multisom é meramente ilustrativa e foi retirada de arquivos da internet/Google

 

Documento aborda as prioridades da secretaria e tem como base os principais desafios a serem enfrentados

 

SEE-MG / Divulgação

O novo Mapa Estratégico da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) já está disponível para consulta no portal da pasta. O documento faz parte do planejamento estratégico da secretaria para os próximos quatro anos e une organização e foco em resultados para orientar e servir de guia para as ações a serem realizadas. 

A ferramenta foi construída a partir do balanço das ações realizadas nos últimos anos e com base nos principais desafios da área. Está de acordo com as metas e estratégias previstas no Plano Estadual de Educação, e explicita, de maneira simples e objetiva, as prioridades da SEE. O foco é resgatar os propósitos a serem alcançados, mostrar claramente a integração entre os projetos prioritários e, assim, garantir que toda a rede esteja alinhada - órgão central, Superintendências Regionais de Ensino (SREs) e as escolas da rede estadual. 

Assim como o mapa estrutura o planejamento estratégico da SEE, ele também  orienta escolas na revisão e elaboração de seus planos de ação e projetos político-pedagógicos. Dessa forma, alinhado a um diagnóstico da sua realidade, cada escola poderá se nortear pelos objetivos estratégicos estabelecidos e organizar ações de acordo com os eixos propostos. 

Objetivos

Os objetivos estratégicos são os fins a serem alcançados e justificam todos os projetos realizados pela SEE. Cada objetivo estratégico tem um foco específico: escola, estudante, professores, gestores, regionais e municípios, e aprendizagem contínua no sistema estadual de ensino. São eles:

- Tornar a escola mais atrativa e inclusiva, com a comunidade escolar atuante;

- Preparar os estudantes para o mercado de trabalho, alinhado ao seu projeto de vida;

- Ter profissionais motivados e atualizados quanto às demandas educacionais;

- Implantar modelos inovadores de gestão escolar e ter lideranças motivadas e qualificadas;

- Fortalecer o regime de colaboração entre Estado e municípios;

- Garantir a continuidade da aprendizagem para todos os níveis e etapas, da educação básica ao ensino superior.

Divididos em quatro eixos de gestão: Gestão Pedagógica, Gestão de Rede, Gestão de Pessoas e Gestão de Infraestrutura, os projetos prioritários detalham e tangibilizam os objetivos estratégicos, traduzindo as ações que serão realizadas para alcançá-los. Assim, eles se complementam. 
Os pilares definidos permeiam todas as ações propostas: uma busca contínua da melhoria da aprendizagem e a melhoria da eficiência dos processos operacionais e gastos públicos.

O Mapa Estratégico se propõe a ser um instrumento vivo, que represente a realidade da rede. Por meio da definição dessas diretrizes, é possível trazer mais efetividade às estratégias e transparência às ações realizadas. 

COMENTÁRIOS