Enchente: Prefeitura de Cataguases-MG trabalha para garantir serviços essenciais diante dos danos
09/01/2023 08:45 em Cataguases-MG e Região

Matéria retirada do portal da Prefeitura Municipal de Cataguases-MG em 09/01/2023 (https://cataguases.mg.gov.br/12037-2/)

A imagem da capa do site Multisom é meramente ilustrativa e foi recebida por Whatssapp

 

Cataguases amanheceu neste sábado, 7, com várias ruas e avenidas alagadas devido aos transbordos do Rio Pomba e do Ribeirão Meia Pataca. Com isso, além da Avenida Meia Pataca, nas proximidades do Star Soccer interditada deste ontem, dia 6, também a Avenida Veríssimo de Mendonça foi interditada hoje nas imediações da garagem da Bonança e para evitar o isolamento dos moradores dos bairros Taquara Preta, Beira Rio, Ibraim, Santa Clara e adjacências, a Catrans disponibilizou uma linha especial da Viação Sereno Tur, com desvio pela estrada da Empa. Nesta manhã de sábado, mais quatro linhas de ônibus seguem em operação: Primavera-Centro, São Diniz-Imê Farage, Sol Nascente-Paraíso (seguindo os horários da linha Sol Nascente-Santa Clara) e Sebastião Adolfo-Granjaria (Colinas).

A ponte de acesso aos bairros Justino, Vila Reis e também aos distritos de Vista Alegre e Aracati segue interditada pela Cataguases Trânsito (Catrans), assim como a Avenida Meia Pataca, rua Capitão Marcos, entrada do Bairro Primavera, avenida Rotary, regiões do mercado do produtor e rodoviária. O embarque de passageiros em ônibus intermunicipais está sendo realizado em frente à agência dos Correios e o desembarque na praça da Chácara Dona Catarina.

Com o município atingido por fortes chuvas desde a noite do último dia 30, e que causaram danos em distritos e áreas urbanas, na quinta-feira, dia 5, o Prefeito José Henriques, que acompanha toda situação na linha de frente, assinou o Decreto número 5.723 declarando Situação de Emergência. A medida autoriza a mobilização de todos os órgãos municipais para atuar sob o comando da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil durante as ações de resposta ao desastre e reconstrução das áreas afetadas.

Abrigos provisórios

Por conta das chuvas, 828 pessoas tiveram que se alojar em residências de familiares ou amigos. Outras 43 pessoas encontram-se nas escolas municipais Manoel Dutra de Siqueira, no bairro São Diniz, Turminha da Mônica, no Popular e Professor Antônio Amaro, na Granjaria, cujas instalações vêm servindo como abrigos provisórios, além do próprio Albergue Municipal. Nesses locais, as pessoas dispõem de atendimento integral, como alimentação, colchonetes, artigos de higiene pessoal e fraldas geriátricas e infantis a quem necessitar. Todas elas já estão cadastradas no banco de dados da secretaria municipal de Desenvolvimento Social para a inclusão em políticas socioassistenciais.

Neste momento, a Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros pedem que a população fique atenta aos riscos nas encostas e que, caso surjam trincas no imóvel, é para deixá-lo imediatamente. Também é preciso que a população evite trafegar em áreas alagadas, nas imediações dos ribeirões com risco de transbordo e saia de casa apenas em caso de necessidade, pois os veículos da Prefeitura estão em operação prestando assistência e socorro. Outra orientação importante é que as pessoas acessem e compartilhem informações de veículos confiáveis, como os canais oficiais da Prefeitura. Caso seja necessário entrar em contato, o telefone do Corpo de Bombeiros é 193 e da Defesa Civil Municipal é 3429-2590.

Os interessados em fazer doações às vítimas podem comparecer à Secretaria dos Conselhos, localizada na Galeria Salgado, no centro da cidade, de segunda a sexta-feira, entre 7h e 16h. Os itens de necessidade da população atingida são: água,

alimentos não perecíveis, fraldas descartáveis para adultos e crianças, leite, móveis, produtos de higiene pessoal e roupas de cama.

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!