* Matéria atualizada às 21h35 para complementação de informações e inserção de sonora.
Com 61 votos, o senador do PMDB, Eunício Oliveira, do Ceará, foi eleito nessa quarta-feira(1) presidente do Senado federal para os anos 2017 e 2018. O Senador José Medeiros, do PSD, teve apenas 10 votos. Outros 10 senadores votaram em branco.
Ex-líder do PMDB no Senado, Eunício Oliveira, é empresário e agropecuarista. Com 64 anos, Eunício entrou na política em 1972, no extinto MDB, o partido da oposição durante o regime militar. Já no PMDB, foi deputado federal por três mandatos e ministro das Comunicações no governo Lula entre 2004 e 2005. Em 2010, foi eleito senador pelo Ceará.
O parlamentar é citado em irregularidades em delações premiadas da Operação Lava Jato, mas não responde a nenhum inquérito da Procuradoria-Geral da República.
Eunício Oliveira foi o relator da PEC do teto de gastos, que limitou o orçamento da União pelos próximos 20 anos. No discurso antes da votação, Eunício defendeu mudanças na previdência e a agenda econômica do governo federal. Também falou sobre a unidade do Senado para vencer as crises políticas.
Já presidente, Eunício conduziu a eleição dos outros membros da Mesa Diretora do Senado. Para primeira vice-presidência foi eleito o senador Cássio Cunha Lima, do PSDB, o senador João Alberto, do PMDB, ficou com a segunda vice-presidência. José Pimentel, do PT, ficou na primeira secretaria.
Os senadores Gladson Cameli, do PP, Antonio Carlos Valadares, do PSB ,e Zezé Perrela, do PMDB, ficaram com a 2ª, 3ª e 4ª secretarias, respectivamente.
Link para áudio: http://radioagencianacional.ebc.com.br/politica/audio/2017-02/eunicio-oliveira-do-pmdb-e-novo-presidente-do-senado#player-radioagencia-nacional
Lucas Pordeus Leon- 02:18 - Política, Notícias - 01/02/2017 - 21h30 - Brasília - Embed/Radioagência Nacional/Site EBC