Trilhas de Futuro abrem nova oportunidade de cursos técnicos gratuitos com vagas remanescentes
22/09/2021 14:07 em Minas Gerais

QUA 22 SETEMBRO 2021  10:45  ATUALIZADO EM QUA 22 SETEMBRO 2021 11:03 - Por Agência Minas - Matéria retirada do portal mg.gov.br

A imagem da capa do site Multisom é meramente ilustrativa e foi retirada de arquivos da internet/Google

 

Interessados podem se inscrever de 23 a 28/9, no site www.trilhasdefuturo.mg.gov.br. Ordem de inscrição será determinante para preenchimento

 

 Os candidatos que não foram contemplados com vaga em um dos cursos técnicos gratuitos na chamada regular do Trilhas de Futuro têm, a partir desta quinta-feira (23/9), uma nova oportunidade. Será aberto o período de inscrições para as vagas remanescentes do programa. As inscrições, que vão até 28/9, devem ser feitas pelo site www.trilhasdefuturo.mg.gov.br

Nesta etapa, o critério para preenchimento será a ordem de inscrição. O candidato que fizer primeiro a escolha garantirá a vaga no curso, desde que efetive a matrícula até 29/9. 

Podem se inscrever estudantes de escolas públicas e privadas regularmente matriculados nos 2º e 3º anos do ensino médio ou em qualquer período da Educação de Jovens e Adultos (EJA) - Ensino Médio, além de pessoas que já concluíram essa etapa de ensino. Não há limite de idade para concorrer às formações profissionalizantes.

A listagem com os cursos e a quantidade de vagas que estão ainda disponíveis, por localidade e instituição, será divulgada nesta quarta-feira (22/9).

Todos os interessados em uma vaga remanescente devem se inscrever, sejam aqueles que já participaram da chamada regular do programa e não foram selecionados, sejam os que vão concorrer a uma oportunidade pela primeira vez. Não serão aceitas inscrições de candidatos que já estão matriculados em dos cursos do Trilhas de Futuro.

Confirmação

Todas as informações preenchidas no momento da inscrição on-line devem ser comprovadas pessoalmente no ato da matrícula, por isso é importante informar os dados corretos no sistema. Após confirmada a inscrição, não será possível alterar a escolha. Com o comprovante de inscrição, a vaga escolhida já estará reservada para o candidato, aguardando apenas a confirmação presencial da matrícula.

O estudante terá direito à vaga após a confirmação de matrícula e a comprovação, pela instituição de ensino, de que houve o quantitativo mínimo de matrículas para funcionamento do curso.

A iniciativa

O Trilhas de Futuro é uma iniciativa do Governo de Minas que tem como objetivo oferecer gratuitamente cursos técnicos de formação profissional, com perspectiva de empregabilidade, aproveitando-se da infraestrutura já existente e da expertise de instituições públicas e privadas. 

Além da gratuidade da formação, todos os alunos selecionados e devidamente matriculados receberão uma ajuda de custo para vale-transporte e alimentação.

Ao todo, foram disponibilizadas 75 mil vagas, em 110 municípios mineiros, com 58 opções de cursos técnicos, como enfermagem, mineração, vestuário, meio ambiente, redes de computadores, mecânica, eletrônica, entre outros.

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!