Contas de luz de junho terão bandeira tarifária verde, sem custo extra
27/05/2017 11:11 em Economia

A bandeira tarifária das contas de luz no mês de junho será a verde, ou seja, não haverá custo extra para o consumidor. Segundo a Aneel, Agência Nacional de Energia Elétrica, o retorno da bandeira verde foi possível pelo aumento das chuvas nos reservatórios das hidrelétricas em maio.

 

A mudança também foi influenciada pela perspectiva de redução do consumo de energia elétrica no país.

 

Desde abril, a bandeira estava vermelha, o que representa um acréscimo de R$ 3 para cada 100 quilowatts-hora consumidos. O sistema de bandeiras tarifárias foi criado em 2015 como forma de recompor os gastos extras com a utilização de energia de usinas termelétricas, que é mais cara do que a de hidrelétricas.

 

A cor da bandeira é impressa na conta de luz e indica o custo da energia em função das condições de geração.

 

Quando chove menos, os reservatórios das hidrelétricas ficam mais vazios e é preciso acionar mais termelétricas para garantir o suprimento de energia no país. Nesse caso, a bandeira fica amarela ou vermelha, de acordo com o custo de operação das termelétricas acionadas.

 

Segundo a Aneel, o sistema de bandeiras tarifárias sinaliza o custo real da energia gerada, possibilitando aos consumidores o uso consciente.

 

Com informações da Agência Brasil

 

 

Solimar Luz - 26/05/2017 - 18h06 - Brasilia-DF/Radioagência Nacional/Site EBC

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!