O que é demência frontotemporal? Quais os sintomas e o tratamento?
15/08/2023 09:55 em Saúde

DR. AJUDA

Data de publicação: 14 de Agosto de 2023, 15:00h - Por Brasil 61.com - Matéria retirada do portal Brasil 61.com (https://brasil61.com/n/o-que-e-demencia-frontotemporal-quais-os-sintomas-e-o-tratamento-blog230457)

A imagem da capa do site Multisom é meramente ilustrativa e foi retirada de arquivos da internet/Google

 

Neste episódio, a psiquiatra Célia Gallo, fala sobre demência frontotemporal

 

Você conhece alguém que está tendo comportamentos diferentes, socialmente inadequados? Ou está com dificuldades para falar ou reconhecer objetos? Já ouviu falar de demência frontotemporal? 

O termo demência significa uma diminuição lenta e progressiva da função mental que afeta a memória, pensamento e a capacidade de aprender. A demência frontotemporal é a segunda causa mais comum de demência em adultos com menos de 65 anos, sendo a demência de Alzheimer a primeira. No entanto, uma característica marcante da demência frontotemporal é que ela preserva a memória por um período inicial, o que pode dificultar o diagnóstico.

Ao contrário do Alzheimer, a demência frontotemporal afeta principalmente as regiões do cérebro responsáveis pelo comportamento, personalidade e linguagem. Isso resulta em sintomas distintos dos observados na doença de Alzheimer.

Sintomas 

Os sintomas da demência frontotemporal podem ser divididos em duas categorias principais: 

Comportamentais e de personalidade:

  1. A pessoa fica mais irritada, grosseira e agressiva, possui dificuldade na regulação de emoções com oscilações de humor, onde as reações de alegria e tristeza são mais intensas;
  2. Descuido com a higiene pessoal, como não tomar banho, deixar de escovar os dentes;

  3. Perda de empatia e indiferença com as necessidades de outras pessoas;

  4. Falta de senso crítico;

  5. Comportamentos socialmente inadequados, como incomodar pessoas na rua, fazer piadas inadequadas;

  6. Impulsividade;

  7. Em casos mais graves, podem ocorrer comportamentos bizarros, como erotização e desinibição sexual, usando palavras de baixo calão e a perda do pudor.

Linguagem e fala:

Essa por sua vez é progressivamente afetada, podendo ocorrer dificuldades na compreensão e na expressão verbal, com redução na capacidade de falar. Os principais sintomas são:

  1. Dificuldade de compreender a fala, não entendendo o significado das palavras;

  2. Prejuízo na capacidade de produzir palavras e formar frases complexas;

  3. Dificuldade de reconhecer objetos e pessoas e problemas em nomeá-los.

As pessoas com demência frontotemporal, acabam perdendo a capacidade de usar as palavras para se expressar, não porque a memória falha, mas por causa da disfunção do lóbulo frontal. Com a evolução da doença, podem deixar de falar definitivamente. Alguns pacientes desenvolvem atrofia muscular generalizada, fraqueza, podendo ocorrer também dificuldades de mastigar e engolir.

Diagnóstico 

Não existe um exame único para o diagnóstico. É realizado com base na história clínica, sinais e sintomas relatados pelos pacientes e seus familiares, já que os pacientes não percebem suas dificuldades. É preciso excluir outras causas já que alguns sintomas podem estar associados a outras doenças, assim é realizada uma investigação minuciosa, com a realização de exames específicos como testes cognitivos, exames de sangue, entre outros.

Tratamento 

Infelizmente, não existe uma cura ou tratamento específico para a demência frontotemporal, o tratamento tem como objetivo melhorar os sintomas. O paciente que apresenta quadro depressivo, são recomendados antidepressivos por tempo limitado. Para as alterações de comportamento, são indicados neurolépticos, que são medicamentos que possuem efeitos sedativos e psicomotores.

Criar um ambiente seguro e de apoio, pode ser muito útil. Geralmente o ambiente deve ser iluminado, seguro, estável e projetado de forma que ajude na organização. Alguns estímulos como rádio e televisão são úteis, mas estímulos excessivos devem ser evitados. Uma rotina bem estabelecida ajuda pessoas com demência frontotemporal a terem uma sensação de segurança e estabilidade. 

Qual a causa da demência frontotemporal?

Sabemos que existem alterações genéticas que podem predispor esse tipo de demência. Cerca de 10 a 20% das pessoas que possuem demência frontotemporal, têm ou tiveram parentes que possuíam sintomas parecidos. 

Para mais detalhes, assista o vídeo no canal Doutor Ajuda.

 



Fonte: Brasil 61

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!