Trump sobre a ONU: "Apenas um clube"
28/12/2016 07:53 em Internacional
 

 

Presidente eleito dos EUA critica abertamente as Nações Unidas depois de Conselho de Segurança ter aprovado resolução contra assentamentos de Israel em territórios palestinos ocupados.O presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, criticou abertamente a ONU, dias depois de uma resolução contra a política de assentamento de Israel nos territórios palestinos ocupados ter sido aprovada pelo Conselho de Segurança, algo que só ocorreu devido à abstenção do governo do presidente Barack Obama.

"A ONU tem um grande potencial, mas agora é somente um clube para que pessoas se reúnam, conversem e passem um bom tempo. Que triste", escreveu o magnata em sua conta oficial no Twitter, na noite de segunda-feira (26/12).

A crítica à ONU seguiu outro tuíte publicado por Trump na sexta-feira, logo após a aprovação da resolução, quando afirmou que, "em relação à ONU, as coisas serão diferentes depois de 20 de janeiro", em alusão à data em que toma posse como presidente dos EUA.

A decisão do governo de Obama de se abster na votação sobre os assentamentos israelenses contrariou a posição de Trump, que queria que os Estados Unidos usassem o direito de veto para acalmar a tensão nas relações com a atual liderança política de Israel. A resolução, porém, foi aprovada com 14 votos a favor e a abstenção americana.

Trump classificou a decisão do Conselho de Segurança de uma "grande perda para Israel" e afirmou que a resolução tornará ainda mais difícil a negociação para a paz na região. Já o líder republicano no Congresso dos EUA ameaçou cortar o financiamento da ONU.

No ano passado, o magnata nova-iorquino tinha afirmado que pretende ser "muito neutro" nas questões que envolvem israelenses e palestinos, mas sua posição se tornou mais pró-Israel ao longo da campanha eleitoral americana. Ele chegou a criticar os palestinos, a quem chamou de complacentes com grupos armados.

PV/efe/lusa/afp/rtr/dpa/ap

 
Deutsche WelleDeutsche Welle

 

 

DW - 27 DEZ 2016 - 19H32 - Site Terra

 
 
COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!