FIEMG divulga novas estimativas econômicas diante da pandemia da Covid-19
07/05/2020 12:44 em Economia

Em 07/05/2020 às 09:41 - Matéria nos enviada por email

Por Graciele Ramos Vianna - FIEMG - Federação das Indústrias de Minas Gerais 

A imagem da capa do site Multisom é meramente ilustrativa e foi retirada de arquivos da internet/Google

 

Estudo mostra que Minas sentirá impacto maior que o BrasilAddThis Sharing Buttons

 

A intensidade e a extensão dos impactos econômicos resultantes da pandemia do novo coronavírus ainda são desconhecidas, mas especialistas da Federação das Indústrias de Minas Gerais (FIEMG) projetam que o Produto Interno Bruto (PIB) mineiro terá uma queda, em 2020, de 7%. Na avaliação nacional, a queda do PIB deverá ser de 5,7%.

Segundo a gerente de Economia e Finanças Empresarias da FIEMG, Daniela Britto, o estudo aponta que a pandemia terá um custo econômico elevado para o país e maior ainda para o estado de Minas Gerais. "Em Minas, é esperado um agravamento da deterioração fiscal. Além disso, as atividades da Industria e os Serviços são mais concentradas que a nacional e tendem a registrar uma contração maior. Os setores industriais que mais contribuem para essa projeção de queda são o automotivo, refino de petróleo, autopeças e a siderurgia", explica Britto.

Entre as premissas consideradas para as projeções, destaca-se o elevado nível de incerteza no que se refere ao desempenho das medidas econômicas de preservação do emprego e da renda, assim como em relação à duração e à extensão das medidas de isolamento social.  A retomada econômica tenderá a ser lenta, no formato de uma curva em "U", ou seja, definida por uma rápida e aguda queda no PIB, seguida de uma recuperação mais demorada, o que deverá ocorrer somente em 2022.

Clique AQUI e acesse o estudo completo.

Att.,

 

Graciele Ramos Vianna 

Conteúdo - Regional Zona da Mata I Juiz de Fora

FIEMG - Federação das Indústrias de Minas Gerais 

gvianna@fiemg.com.br | www.fiemg.com.br

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!