Pokémon Go chega ao Brasil às vésperas da abertura da Rio 2016
04/08/2016 08:51 em Tecnologia & Pesquisa
mprimir | Uma página
[-Texto [+]
 

 

RIO DE JANEIRO/SÃO PAULO (Reuters) - O Pokémon Go, jogo que atingiu sucesso mundial desde seu lançamento em julho, foi oficialmente lançado no Brasil nesta quarta-feira, às vésperas da cerimônia de abertura da Olimpíada do Rio, causando grande agitação nas redes sociais.

Um porta-voz da Niantic, empresa responsável pelo jogo, disse à Reuters que o game para dispositivos móveis está sendo lançado na América do Sul e Central.

O lançamento do jogo no Brasil ocorre após muita expectativa dos fãs, que foi aumentada por rumores de lançamento surgidos durante o mês de julho. Os usuários do Twitter comemoraram a notícia utilizando as hashtags #PokemonGO e #PokemonGOVemProBR.

"O povo brasileiro tava precisando de uma felicidade mesmo obrigado #PokemonGo por trazer esperança para um país que já não aguentava mais", disse no Twitter o usuário Lucas (@pqpvoces).

Em seu perfil no Facebook, o aplicativo disse que estava "animado por colocar oficialmente o Pokémon Go nas mãos de nossos fãs da América Latina e dos atletas olímpicos no Rio!"

Uma fonte que participou das conversas sobre a vinda do game para o Brasil com a Niantic disse à Reuters mais cedo nesta quarta-feira que o objetivo dos idealizadores do aplicativo era traze-lo para o Brasil durante os Jogos Olímpicos, embora houve dificuldades tecnológicas para tanto.

"Eles estão tentando de tudo para trazer o jogo para o Brasil antes ou pelo menos durante os Jogos Olímpicos, mas existe uma questão técnica", disse a fonte por telefone.

Os responsáveis pelo Pokémon Go "se empolgaram bastante", segundo a fonte, com uma mensagem publicada no Twitter pelo prefeito do Rio, Eduardo Paes, no mês passado, pedindo que o game fosse lançado no Rio a tempo para os Jogos, que serão oficialmente abertos na sexta-feira.

"O mundo todo está vindo pra cá. Venha também!", disse Paes na mensagem publicada em 13 de julho, direcionada à Nintendo.  

O game de realidade ampliada, em que os jogadores têm que caçar Pokémons projetados na tela de seus celulares sobre imagens reais captadas pela câmera dos aparelhos, foi lançado um mês atrás em países como Estados Unidos e Austrália e desde então tem arrecadado multidões de fãs.

Apenas nos EUA, o game atraiu 21 milhões de usuários ativos, o que tem criado preocupações com segurança. Nesta semana, o governo de Nova York afirmou que vai impedir agressores sexuais de jogarem Pokémon Go, considerando que o título pode ser uma ferramenta para atrair crianças.

Segundo a empresa de pesquisa App Annie, o game já teve mais de 100 milhões de downloads desde o lançamento no mundo, faturando mais de 10 milhões de dólares por dia.

 

(Por Pedro Fonseca e Natália Scalzaretto, com reportagem adicional de Rodrigo Viga e Liana Baker; Edição de Raquel Stenzel)

 
COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!