Segurar o xixi por muito tempo faz mal?
24/06/2016 14:31 em Saúde/Ciência

-  - Algumas desculpas:  -  "O banheiro estava sujo, faltou papel higiênico, fiquei tempo demais concentrado em uma tarefa". - - A maioria das pessoas, principalmente as mulheres, já se deparou com algumas dessas situações e acabou segurando o xixi por um período muito longo de tempo.

- - > Mas segurar a urina faz mal à saúde?

- - > Se for algo esporádico, a resposta é não.:

- - O problema é quando a retenção do volume urinário é algo recorrente —como em pessoas que só usam o banheiro de casa, por exemplo. - - Essa retenção provoca uma distensão do músculo da bexiga, que tende a se tornar mais flácida com o passar do tempo.

- - Por causa da flacidez, a contração da bexiga (que ajuda a eliminar a urina) vai perdendo força, e o resultado é a redução ao longo do tempo da capacidade de esvaziamento, ou seja, fica cada vez mais complicado de segurar o xixi.

- - > Mas a retenção pode causar infecção urinária.:

- - Quando isso acontece repetidas vezes, o sistema urinário pode ser lesado e levar a quadros de hipertensão, insuficiência renal e, em alguns casos extremos, até a morte por conta de infecções agudas severas.

- - De acordo com os especialistas, o indicado é ir ao banheiro a cada três ou quatro horas e tomar, ao menos, 1,5 litro de água por dia. - - Para se ter uma ideia, a bexiga de um adulto consegue armazenar de 400 ml a 700 ml de líquido por vez.

- - A quantidade de xixi que um adulto faz por dia pode variar de 600 ml a 2 litros, dependendo de quanto líquido ele costuma ingerir e da temperatura do ambiente.

- - Já em crianças, o volume depende do tamanho corporal, mas costuma ser em torno de 2 a 3 ml por quilo, por hora. - - Por exemplo: uma criança que pesa 10 quilos, em três horas, deve produzir cerca de 90 ml de xixi.

- - > Sentiu dor ao urinar?

- - Aquela dor logo abaixo da barriga assim que você faz xixi, depois de longas horas segurando, acontece porque, com a retenção, a tendência é que a bexiga faça mais força para esvaziar. Esse esforço costuma causar desconforto e, eventualmente, dor.  

- - Mas se você sente queimação quando o xixi sai, é melhor procurar um médico. Pode ser inflamação.

- - > Por que o xixi é importante?

- - A urina, formada nos rins, é resultado da filtração do sangue pelo órgão. - - É composta de água e diversas substâncias dissolvidas, como ureia, creatina, sódio, potássio, hormônios, ácidos decorrentes da queima de gorduras e açúcares e bilirrubinas.

- - Além de eliminar praticamente tudo o que não se aproveita do sangue, ela serve para manter a homogeneidade dos líquidos corporais, permitindo funcionamento dos sistemas metabólico, respiratório, digestivo, hormonal e outros.

- - - - - - > Fontes: Antônio Macedo Júnior, urologista e professor livre docente da Unifesp; Adriano Cardoso Pinto, urologista da Rede de Hospitais São Camilo; Flavio Trigo, urologista do Núcleo de Urologia do Hospital Sírio-Libanês.

 

- - - - - - - > BBC/Uol/Site Flipboard - Cintia Baio - Colaboração para o UOL - 20/04/2016 - 06h00

 

 

 

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!