Cartão com local de prova do Enem 2018 é liberado nesta segunda
22/10/2018 14:30 em Educação

Documento que confirma a inscrição e indica local de prova pode ser acessado a partir de hoje pela internet. Às vésperas do exame, 'a chave agora é ter calma', orienta especialista

 

 

 

Último passo antes da prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Os 5,5 milhões de inscritos confirmados no Brasil, dos quais 583 mil em Minas Gerais, podem acessar, a partir de hoje, seus cartões de confirmação de inscrição para saber os locais onde farão os testes nos dias 4 e 11 do mês que vem. A expectativa é de um Enem sem surpresas, seguindo o que foi cobrado em edições anteriores. A menos de 15 dias para a avaliação, o importante agora é ter calma, recomenda especialista.

 

O cartão de confirmação será disponibilizado apenas na internet, na página do participante (http://enem.inep.gov.br/participante), e no aplicativo oficial do Enem. O acesso é individual e, por isso, é preciso inserir os dados pessoais e senha para consultar os locais de prova. A impressão do documento não é obrigatória, mas o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), vinculado ao Ministério da Educação (MEC) recomenda levá-lo para evitar confusões e facilitar a conferência de dados.

 

Este é o segundo ano em que o Enem será aplicado durante dois domingos consecutivos. O primeiro deles terá provas de linguagens, ciências humanas e redação. O segundo, de ciências da natureza e matemática. Professor de língua portuguesa e literatura, Nilton de Paiva Pinto acredita que o exame seguirá os mesmos parâmetros que o MEC tem adotado desde 2009. “Uma prova muito calcada na leitura e interpretação de textos em todas as áreas, explorando diversos gêneros textuais, poemas e letras de canções”, afirma o professor do Colégio Sagrado Coração de Maria, no Bairro Serra, Região Centro-Sul de Belo Horizonte.

 

Ele lembra que ano passado, quando houve mudanças no MEC, apostou-se numa prova diferente, que cobraria muito conteúdo. “Pelo contrário, foi um teste que trabalhou muito a habilidade de leitura. Vai aparecer algum conteúdo, mas nunca isolado, sempre contextualizado e relacionado à leitura”, ressalta. Com o Enem batendo à porta, ele chama a atenção dos candidatos para a importância da tranquilidade: “A chave agora é ter calma, encontrar o ponto de equilíbrio para tentar manter a tranquilidade até os dias 4 e 11. Você estudou o ano todo e está sabendo o que precisa para a avaliação”.

 

Aluno do 3º ano do ensino médio, Gabriel Sifuentes, de 17 anos, acredita que o segredo é não esbarrar nos extremos: nem deixar de lado nem estudar demais. “Nunca vamos conseguir saber tudo. Tento continuar estudando e me preparando, mas dentro do limite do aceitável, sem me estressar nem me degastar”, diz. “Daqui a alguns dias será a prova. Não dá mais tempo de querer aprender tudo e, mesmo se aprender, a pessoa não vai conseguir fixar a matéria. É mais positivo fazer revisão do que já sabe e se sentir preparado.” 

 

De olho numa vaga na universidade no curso de economia, Gabriel fez o Enem como treineiro nos últimos dois anos. Ele imprime edições antigas para resolver as questões. Outra estratégia tem sido prestar o vestibular de diversas faculdades que usam um modelo de prova parecido com o do exame nacional para se preparar. “O mais complicado é o tempo e o cansaço, fatores limitantes para mim.”

 

Manter a motivação em alta é essencial na reta final. E foi justamente com esse objetivo que o Elite BH – Curso pré-vestibular – realizou ontem o “Aulão Enem 360º”. Gratuitamente, 250 estudantes, matriculados ou não no Elite, puderam fazer  revisão geral dos assuntos mais cobrados no exame, em aulão-show que ocorreu durante toda a manhã no Teatro Izabella Hendrix. Exclusivamente para seus alunos, o pré-vestibular já prepara um evento de relaxamento, que ocorrerá 1º de novembro. Das 14h às 18h, os participantes poderão fazer ioga, jogar videogames e  outras atividades divertidas.

 

 

PERFIL 

 

Dos 583.027 inscritos em Minas Gerais, 349.694 são mulheres (60% do total de inscritos) e 233.333 são do sexo masculino. A faixa etária mais representativa, 27,9%, é a dos participantes que têm de 21 a 30 anos (162.585). Adolescentes de 18 anos somam 100.377 (17,2%) e de 17 totalizam 95.456 (16,4%). A maioria dos inscritos, 347.279, já concluiu o ensino médio. Outros 162.981 estão cursando a última série este ano. Os treineiros são 66.617 inscritos. E 6.150 não estão cursando e não concluíram o ensino médio.

 

 

Por Junia Oliveira/Site Estado de Minas

Postado em 22/10/2018 06:00 / Atualizado em 22/10/2018 07:44

A imagem da capa do site Multisom foi retirada de arquivos da internet/Google

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!