Luciano Huck comprou jatinho com empréstimo de R$ 17 milhões do BNDES
12/02/2018 09:02 em Política

A compra, em condições não encontradas em outros bancos, foi feita pela empresa Brisair, de propriedade de Huck e Angélica


AT - Antonio Temóteo/Site Estado de Minas - A imagem da capa do site Multisom foi retirada de arquivos da internet

Postado em 12/02/2018 07:52



O apresentador Luciano Huck recorreu ao Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para financiar, com juros subsidiados, a compra de uma aeronave. Ele, que é cogitado como possível candidato ao Palácio do Planalto nas eleições de outubro, é dono da empresa Brisair Serviços Técnicos Aeronáuticos Ltda e tem como sócia a mulher, a também apresentadora Angélica.

 

SAIBA MAIS

·         07:41 - 09/02/2018FHC insiste em Luciano Huck candidato; líderes tucanos reagem com reserva

·         10:42 - 03/02/2018Brasil precisa de "renovação", diz Luciano Huck

·         08:51 - 08/01/2018Luciano Huck diz que vai participar das eleições mas não é 'salvador da pátria'

 

Dados da instituição financeira detalham que o empréstimo para a aquisição do avião foi contrato em 29 de maio de 2013, em 114 parcelas, com cinco meses de carência para o início da amortização e juros anuais de 3% ao ano. Essas condições de pagamento são oferecidas apenas por bancos de fomento e não seria possível ter acesso aos recursos, com essas taxas, em outras instituições financeiras. A estatal liberou R$ 17,7 milhões em uma operação intermediada pelo Itaú Unibanco, por meio do programa Finame.

 

A informação foi publicada primeiro pelo blog Tijolaço e confirmada pelo Correio. O banco público explicou que até dezembro de 2017, havia 1.036.572 operações registradas com as condições semelhantes, o que demonstra a pulverização do programa entre milhares de empresas de todo o Brasil. A estatal ainda informou que a função do Finame é fomentar a indústria brasileira de bens de capital, criando mecanismos de crédito que estimulem a produção, aquisição e comercialização de bens, máquinas e equipamentos nacionais.

 

O Finame garantia juros subsidiados a quem contratasse as linhas de financiamento. Com isso, parte do empréstimo era pago pelo Tesouro Nacional, que a correção era inferior a Taxa de Juros de Longo Prazo (TJLP). O governo ainda bancava a diferença entre a Selic e a TJLP nos empréstimos via PSI. A reportagem não encontrou a assessoria de Huck para comentar o caso.

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!