Papa abre caminho à beatificação de João Paulo I
13/10/2021 14:37 em Religião/Crença

Francisco reconheceu milagre atribuído à intercessão do pontífice

 

Publicado em 13/10/2021 - 11:00 Por RTP - Cidade do Vaticano/Portal EBC

A imagem da capa do site Multisom é meramente ilustrativa e foi retirada de arquivos da internet/Google

RTP - Rádio e Televisão de Portugal

O papa Francisco reconheceu um milagre atribuído à intercessão de Joao Paulo I, cujo pontificado durou apenas 33 dias, abrindo assim caminho à sua beatificação, informou hoje (13) o Vaticano.

Durante audiência ao prefeito da Congregação para as Causas dos Santos, Francisco autorizou a promulgação do decreto relativo ao milagre atribuído a João Paulo I (Albino Luciani), nascido em 17 de outubro de 1912 em Forno di Canale (hoje Canale d`Agordo, Itália) e falecido em 28 de setembro de 1978 no Palácio Apostólico (Estado da Cidade do Vaticano).

João Paulo I, que ficou conhecido como o "Papa do sorriso", foi eleito em 26 de agosto de 1978 e morreu inesperadamente 33 dias depois, tornando o seu pontificado um dos mais curtos da história.

O milagre pelo qual Luciani será proclamado bem-aventurado refere-se à suposta cura inexplicável de uma criança argentina que sofria de grave doença cerebral.

A jornalista e vice-postuladora da causa da canonização, Stefania Falasca, anunciou há algumas semanas no jornal religioso Avvenire que o conselho médico que examinou o caso da menina argentina "decidiu por unanimidade que a cura era cientificamente inexplicável".

A causa de canonização de Albino Luciani foi aberta em novembro de 2003, 25 anos após a sua morte, e terminou em novembro de 2017 com o decreto sancionado pelo papa Francisco, que proclamava as virtudes heroicas de João Paulo I.

No fim de novembro de 2017, terminou a investigação diocesana iniciada em 2016 na diocese argentina de Buenos Aires.

Ao ser reconhecido o milagre da cura da criança, abre-se o caminho para a beatificação de João Paulo I, faltando apenas aguardar a data que será fixada pelo papa Francisco.

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!