Começa no dia 16 de agosto a Semana do Patrimônio Cultural em Cataguases-MG
11/08/2021 10:52 em Cultura/Arte

 

Em 10 de  Agosto de 2021 - Matéria retirada do portal da Prefeitura Municipal de Cataguases-MG

A imagem da capa do site Multisom é meramente ilustrativa e foi retirada de arquivos da internet/Google

 

A Semana do Patrimônio Cultural começa na próxima segunda-feira, dia 16 e, até o dia 20 de agosto, promete uma série de ações e eventos para marcar, em Cataguases, a data que é tão importante ao município. Isto porque a cidade possui um grande acervo de obras, construções e monumentos, além de áreas tombadas por instituições nacional e municipal do patrimônio histórico e artístico.

O evento é uma realização da Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo e seu Departamento Municipal do Patrimônio Histórico e Artístico, o Demphac. Na programação consta uma ação, no dia 16, a partir das 7 da manhã, com a colocação de flâmulas de sinalização em todos os monumentos e patrimônios tombados da cidade. Esta ação conta com o apoio da Companhia Industrial Cataguases, que doou o tecido para a confecção das flâmulas.

No dia 17, terça-feira, será o lançamento oficial do evento nas mídias da Prefeitura, que contará com a participação em uma live do  Prefeito José Henriques, do Vice-Prefeito e Secretário de Cultura e Turismo, Marco Andrade, e do coordenador do Demphac e historiador, José Luiz Batista. No mesmo dia, vão acontecer visitas monitoradas no circuito estabelecido com as flâmulas no sítio histórico, tanto na parte da manhã quanto à tarde.

No dia 18 de agosto, às 18h30, acontece a abertura do webinário, com a participação de Marco Andrade, Valmir Gonçalves, Diretor das Faculdades Integradas de Cataguases FIC/Grupo UNIS, e José Luiz Batista. O tema a ser discutido será “Patrimônio, Arquitetura e Sociedade”, com as presenças de Guilherme Ragone, arquiteto e urbanista, coordenador do Curso de Arquitetura e Urbanismo da FIC/Grupo UNIS, Filipe Quaresma, arquiteto urbanista, professor da FIC/Grupo UNIS e Virgínia Ribeiro de Souza, pedagoga, técnica do Demphac responsável pelo Programa de Educação Patrimonial no município. A mediação será de Juliano Carvalho,  jornalista, responsável pela comunicação da Secretaria de Cultura e Turismo

No dia seguinte, 19 de agosto será a vez d a segunda parte do webinário sobre Patrimônio Cultural , a partir das 18h30. A abertura se dará com uma live na sede da FIC/Grupo UNIS, com a participação de Marco Andrade e José Luiz Batista. Às 19 horas começará o webinário “Educação Patrimonial – importância e resultados”, com Virgínia Ribeiro de Souza e Márcia Cristina de Souza Medeiros, professora da Oficina de Educação Patrimonial na Escola Municipal Enedina Prata, com mediação de Juliano Carvalho.

Encerrando a semana, no dia 20 de agosto acontece a exposição “Olhares sobre Patrimônio”, que as 10 horas será sobre o folclorista Zico Justino, denominada “Seu Zico: o rei do mineiro-pau” na Chácara Dona Catarina , e às 16 horas uma mostra com obras de artistas locais sobre nossos patrimônios, no Centro Cultural Eva Nil. O evento conta, ainda, com o apoio do Iepha (Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico) e da Secretaria de Estado da Cultura e Turismo.

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!