Documentos apontam doação de R$1 mi da Andrade Gutierrez em 2014 a Temer
10/11/2016 14:30 em Política
  
 
 

SÃO PAULO (Reuters) - A defesa da ex-presidente Dilma Rousseff entregou ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) documentos que apontam que uma doação de 1 milhão de reais feita à campanha eleitoral de 2014 pela empreiteira Andrade Gutierrez foi direcionada à campanha do então vice-presidente Michel Temer, companheiro de chapa da petista na eleição daquele ano.

Entre os documentos, cujas fotos foram reproduzidas no site pessoal de Dilma, estão um cheque nominal à campanha a vice-presidente de Temer no valor de 1 milhão de reais e documento do PMDB de prestação de contas de campanha tratando da doação de mesmo valor feito pela empreiteira.

Em depoimento ao TSE, o ex-presidente da Andrade Gutierrez Otávio Azevedo disse que doou em 10 de julho 1 milhão de reais em recursos de propina à campanha de Dilma por meio de transferência ao diretório nacional do PT.

"A defesa demonstrou que o dinheiro foi transferido eletronicamente pela Andrade Gutierrez à conta da direção nacional do PMDB, que fez depósito do dinheiro por meio de cheque para a conta de campanha de Temer", disse nota divulgada no site de Dilma.

"Nunca houve a transferência do dinheiro do Diretório Nacional do PT para campanha de Dilma, como havia alegado o delator", acrescenta a nota.

Tanto o depoimento de Azevedo quanto a entrega de documentos da defesa de Dilma acontecem no âmbito de ação que tramita no TSE pedindo a cassação da chapa Dilma-Temer, que venceu as eleições presidenciais de 2014.

Advogados de Temer pediram à Justiça Eleitoral que separe as contas do peemedebista das da petista, numa tentativa de evitar que uma eventual cassação da chapa implique também em sua destituição da Presidência.

Os documentos entregues pela defesa de Dilma, no entanto, têm o potencial de complicar este pedido dos advogados do presidente.

Questionado sobre o assunto em entrevista a uma rádio na quarta-feira, Temer disse que a empreiteira "ofereceu uma colaboração de um milhão de reais, espontaneamente", acrescentando não ter "nenhuma preocupação com isto".

 

(Por Eduardo Simões)

 

 

 
COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!