Comitê Rio 2016 tem déficit entre R$400 mi e R$500 mi, diz fonte
12/07/2016 08:18 em Esportes

- - 

- - RIO DE JANEIRO (Reuters) - A 25 dias dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, o comitê organizador tem que encontrar formas de reverter um déficit nas contas estimado entre 400 milhões e 500 milhões de reais, informou nesta segunda-feira uma fonte próxima à organização do evento.

- “Cortamos tudo que era possível, mas mesmo assim não está cabendo no orçamento”, disse à Reuters a fonte, sob condição de anonimato. - “Houve até problemas com o pessoal do COI (Comitê Olímpico Internacional) porque cortamos algumas regalias vistas em outros Jogos.”

- - O orçamento dos Jogos Olímpicos é de cerca de 40 bilhões de reais, sendo a maior parte (24,6 bilhões de reais) para obras de infraestrutura. - - Pouco mais de 7 bilhões de reais foram para a construção de arenas esportivas, e outros 7,5 bilhões de reais, de origem privada, são do comitê organizador Rio 2016.

- - De acordo com a proposta de candidatura dos Jogos do Rio, qualquer eventual déficit nas contas do comitê organizador terá que ser dividido em partes iguais entre a União, Estado e município.

- - Apesar da conta no vermelho, os organizadores do evento ainda consideram os Jogos do Rio uma referência, não só pelo volume de gastos envolvidos, como pelas parcerias público-privadas que reduziram a necessidade de investimento público na Olimpíada.

- “Se pensar em 7,5 bilhões de orçamento, um déficit de 400 milhões a 500 milhões (de reais) representa cerca de 6 por cento, muito pouco para um projeto desse tamanho. São os Jogos mais baratos da história”, declarou a fonte.

- - Um porta-voz do comitê organizador, Phil Wilkinson, não quis fazer comentário sobre as contas. - "Estamos no caminho para entregar um orçamento equilibrado para os Jogos", disse à Reuters.

- - Entre as causas do déficit atual está um impasse sobre a Vila dos Atletas. Inicialmente, o aluguel do local que hospedará a maioria dos esportistas seria bancado pelo governo federal, disse a fonte. - - O compromisso foi feito com o governo da presidente afastada Dilma Rousseff, mas a ajuda não se concretizou. - - O compromisso inicial do Comitê Rio 2016 era empenhar apenas 10 por cento do valor, ou seja, 40 milhões de reais.   

 

- - Outro obstáculo foi a não concretização da esperada parceria com a Petrobras. Na preparação dos Jogos, o patrocínio era dado como certo no orçamento do Comitê Rio 2016.

- “Nos últimos 20 anos, a empresa de óleo local sempre é a maior patrocinadora", contou a fonte. - “Não ter a Petrobras representa não ter o patrocínio e ter que pagar o combustível dos carros envolvidos nos Jogos.”

- “Como a rede de energia não ficou totalmente pronta para os Jogos, tivemos que arcar com os gastos com geradores de energia também”, afirmou a fonte, acrescentando que os gastos com combustível somam 100 milhões de reais.

- - > CORTE DE CUSTOS:

- - No ano passado, um primeiro alerta já tinha sido dado pela organização do evento, que anunciou a necessidade de cortar custos. - - Entre as economias estão a redução da arena de vôlei de praia em Copacabana e a desistência da construção de arquibancadas no espelho d’água na lagoa Rodrigo de Freitas. - - Houve ainda um corte no número de voluntários.

- - Em um momento de crise econômica no país, que enfrenta a pior recessão em décadas e com o setor público em dificuldades financeiras, um possível déficit nas contas olímpicas pode se tornar um problema a mais para os entes federativos.

- - Para o Estado do Rio, que decretou estado de calamidade pública por causa da crise, a possibilidade de ter que ratear um eventual déficit nas contas dos Jogos é totalmente rechaçada. - “Não estou rateando nem superávit, quanto mais déficit”, disse à Reuters uma outra fonte, do governo estadual.

- “Como a prefeitura tem uma situação melhor que a do Estado, ela pode ajudar a botar dinheiro”, complementou.   

- - Uma terceira fonte, ligada ao município do Rio, afirmou que o esforço está sendo feito para que o orçamento feche no azul. - “Estamos trabalhando dia e noite para fazer tudo no prazo e no custo, e para não ter déficit”, declarou.

- - Segundo a fonte da organização, para reverter o déficit que se desenha, sem ajuda pública, só há dois caminhos: aparecer um patrocinador em cima da hora ou uma explosão de venda de ingressos.

- - Até agora, cerca de 4,5 milhões de bilhetes foram vendidos, mas há ao menos 1,5 milhão disponíveis, embora, de acordo com o Comitê Rio 2016, aproximadamente 90 por cento da previsão de receita tenha sido atingida, com a venda dos 4,5 milhões de ingressos.

- “Patrocinador e venda maciça de ingressos parece complicado”, finalizou a fonte da organização.

- - - - - - > (Com reportagem adicional de Brad Brooks)

- - - - - - - > © Thomson Reuters 2016 All rights reserved.

 

- - - - - - > Por Rodrigo Viga Gaier – Reuters Brasil - segunda-feira, 11 de julho de 2016 20:41 BRT

 

 

 

 

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!