Moro rebate entidades e defende pena mais dura em casos violentos e de corrupção
29/03/2019 15:25 em Política

Ministro da Justiça visitou Apac de Santa Luzia na manhã desta sexta-feira

 

Marcelo da Fonseca/Site Estado de Minas

Postado em 29/03/2019 13:36 / Atualizado em 29/03/2019 14:14

A imagem da capa do site Multisom foi retirada de arquivos da internet/Google

 

Após receber críticas de 30 organizações que lançaram um movimento “Pacote Anticrime: uma solução fake”, o ministro da Justiça e da Segurança Pública Sergio Moro defendeu as medidas apresentadas ao Congresso e se disse otimista com a consolidação de uma base de apoio ao governo federal. 

 

Na manhã desta sexta-feira (29) , em visita à Apac de Santa Luzia, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, Moro minimizou atritos com o presidente da Câmara, deputado Rodrigo Maia (DEM), e se disse otimista em relação à aprovação das reformas propostas pelo Palácio do Planalto. 

 

“O pacote anticrime tem uma série de medias, mas não contém um endurecimento geral no tratamento do fenômeno criminal. O que nós realmente endurecemos é em relação à criminalidade mais grave, crimes violentos, crimes contra a administração pública, especialmente a corrupção, e o crime organizado”, explicou Moro. 

 

Na noite de quarta-feira, 30 entidades lançaram um movimento criticando as propostas do ministro da Justiça e alertando que as medidas podem gerar um aumento da população carcerária sem que o país tenha estrutura. 

 

Órgãos como as defensorias públicas do Rio de Janeiro e do Rio Grande do Sul participam da campanha e apontam que algumas mudanças, como a proposta que flexibiliza o entendimento de legítima defesa por parte das forças policiais, poder levar ao aumento da violência e assassinatos da população mais pobre. 

 

Moro afirmou que muitas pessoas e grupos não compreenderam as propostas e que a intenção não é aumentar de forma exagerada o número de presos no Brasil. 

 

“Há uma confusão no sentido de que o pacote é apenas de incremento de penas. Mas não é nada disso. Não é um endurecimento geral, isso não é compatível com nosso sistema penitenciário no momento. Mas em relação à criminalidade mais grave é necessário endurecer um pouco”, disse o ministro.

 

Modelo a ser copiado 

 

Após visita à Apac de Santa Luzia ao lado da ministra do Supremo Tribunal Federal (STF) Carmén Lúcia e do presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) Nelson Missias , Moro elogiou os processos de recuperação dos presos juntos às comunidades e prometeu que o ministério da Justiça vai avaliar formas de ampliar o modelo no país. 

 

“Temos a política no ministério que as pessoas que cometeram crimes devem responder por esses crimes. Mas, é claro que temos que nos preocupar com o que fazer com essas pessoas dentro do sistema e nunca podemos perder a esperança de que elas vão se ressocializar. As experiências das Apacs revela que não existe nenhuma prisão que seja forte o suficiente para barrar a esperança de ressocialização”, afirmou Moro.

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!