Teori Zavascki nega pedidos de prisão de cúpula do PMDB feitos por Janot
15/06/2016 09:33 em Política

- - O ministro Teori Zavascki, do Supremo Tribunal Federal, negou o pedido de prisão do presidente do Senado, Renan Calheiros, do senador Romero Jucá e do ex-presidente José Sarney. Ele não considerou os indícios apresentados pelo procurador-geral da República, Rodrigo Janot, suficientes para justificar a medida.

- - Na decisão, o ministro Teori Zavascki afirma que o diálogo, por si só, não justifica a prisão de Renan Calheiros, Romero Jucá e do ex-presidente da República, José Sarney, como pediu o Ministério Público Federal.

- "É fato que as gravações realizadas pelo colaborador, revelam diálogos que aparentemente não se mostram à altura de agentes públicos, titulares dos mais elevados mandatos de representação popular”, afirma o ministro, para concluir que "o teor das conversas gravadas, por si só, não constituem motivo suficiente para a decretação da prisão preventiva".



- - O procurador-geral da República também tinha pedido buscas em endereços de Renan Calheiros, Romero Jucá e José Sarney.  - - Ao negá-lo, o ministro afirma que o objeto da busca e apreensão deve ser preciso, determinado e circunscrito aos fatos que se pretende esclarecer, não podendo servir par assegurar outras investigações, ou descobrir a prática de crimes dispersos.

- - Diferente do que decidiu sobre Renan, Jucá e Sarney, o ministro não se pronunciou sobre o pedido de prisão do presidente afastado da Câmara, Eduardo Cunha. - - O Ministério Público alega que Cunha descumpriu a decisão que o afastou da Câmara, porque continuou tentando atrapalhar as investigações na Lava Jato e no Conselho de Ética.

- - Teori deu cinco dias para Eduardo Cunha se manifestar. Somente depois, vai decidir sobre o pedido de prisão.

- - Eduardo Cunha, Romero Jucá, Renan Calheiros e José Sarney não quiseram se manifestar.

 

 

- - - - - - -> Marcelo Cosme- Brasília, DF /G1- 15/06/2016 06h20 - Atualizado em 15/06/2016 09h26

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!