Dos 44 senadores que votaram a favor de Aécio, 19 são alvo da Lava-Jato
18/10/2017 10:03 em Política

O número corresponde a 43,2% dos votos que devolveram o mandato ao parlamentar do PSDB mineiro


AE  - Agência Estado/Site Estado de Minas

Postado em 17/10/2017 23:25 / Atualizado em 18/10/2017 07:35

 

Dos 44 senadores que votaram ontem para derrubar as medidas cautelares impostas ao tucano Aécio Neves (MG), ao menos 19 (43,2%) são alvo da Operação Lava Jato. A maior parte deles (10) é do PMDB, partido que mais deu votos a favor do senador mineiro - foram 18 no total.

 

SAIBA MAIS

·         21:13 - 17/10/2017 - Em nota, Aécio diz que recebeu com 'serenidade' decisão do plenário do Senado

·         21:13 - 17/10/2017 - Decisão do Senado sobre Aécio não significa 'impunidade', diz Cássio Cunha Lima

·         21:25 - 17/10/2017 - Veja como votaram os senadores na sessão que devolveu mandato a Aécio Neves

Apenas dois senadores do PMDB votaram por manter a decisão da Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) que afastou e determinou o recolhimento noturno de Aécio. Foram contrários ao tucano Kátia Abreu (PMDB-TO), também alvo da Lava Jato, e Roberto Requião (PMDB-PR).

Também partiu dos investigados as defesas mais enfáticas para que o Senado barrasse as restrições impostas a Aécio. O líder do governo, Romero Jucá (PMDB-RR), por exemplo, foi um dos cinco a discursar em defesa do tucano. Mesmo em recuperação de uma cirurgia, ele descumpriu recomendação médica para participar da sessão e ajudar a "salvar" o colega. "Quis Deus que eu tivesse a saúde para que, depois de operado, estivesse aqui hoje também para falar desta tribuna como último orador", disse o senador no discurso.

 


Também fazem parte da lista nomes como Renan Calheiros (PMDB-AL), Jader Barbalho (PMDB-MA) e Valdir Raupp (PMDB-RR). No PSDB, que deu 10 dos 11 votos possíveis a favor do correligionário, três senadores são alvo da Lava Jato: Antonio Anastasia (MG), Cássio Cunha Lima (PB) e José Serra (SP). Apenas Ricardo Ferraço (ES), também investigado, não compareceu à votação.

Dos 26 que votaram contra o tucano, seis são alvo da Lava Jato. Entre eles o senador Lindbergh Farias (PT-RJ), líder da bancada. O partido chegou a divulgar uma nota, logo após o afastamento de Aécio, na qual defendeu o enfrentamento com o Supremo, mas recuou após repercussão negativa.

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!