Presidente do COB é preso em mais uma fase da Operação Lava-Jato
05/10/2017 08:44 em Política

Carlos Arthur Nuzman é acusado de intermediar compra de votos para que o Rio de Janeiro fosse eleito como sede das Olimpíadas de 2016


IS - Isabella Souto/Site Estado de Minas

Postado em 05/10/2017 07:20 / Atualizado em 05/10/2017 07:43

 

O presidente do Comitê Olímpico Brasileiro (COB) e do Comitê Rio 2016, Carlos Arthur Nuzman, foi preso em casa, na manhã desta quinta-feira, no Rio de Janeiro. A prisão dele é temporária, por cinco dias. Agente da Polícia Federal (PF) e do Ministério Público Federal (MPF) também prenderam o braço-direito de Nuzman, Leonardo Gryner, que foi diretor de operações da Rio 2016. 

SAIBA MAIS

·         08:55 - 02/06/2017Lava-Jato apura propina a Cabral por Olimpíada

·         10:19 - 05/09/2016Alvos da Pripyat usam Olimpíada para tentar esticar defesa

·         20:25 - 10/08/2017Ex-prefeito Eduardo Paes vira réu por campo de golfe da Olimpíada

 
A dupla é acusada de corrupção, lavagem de dinheiro e organização criminosa. Nuzman ainda é acusado de intermediar a compra de votos para que integrantes do Comitê Olímpico Internacional (COI) elegessem o Rio de Janeiro como sede da Olimpíada realizada no ano passado. A prisão dele foi autorizada pelo juiz Marcelo Bretas, da 7ª Vara Federal Criminal. A alegação é que, no mês passado, ele teria tentado ocultar bens – logo depois de a PF ter cumprido um mandado de busca na casa de Nuzman. 

A operação desta quinta-feira é um desdobramento da Unfair Play – expressão que no esporte significa “jogo sujo”. Esta foi mais uma etapa da Operação Lava-Jato. 

De acordo com a PF, o esquema de corrupção envolve ainda o ex-governador do Rio, Sérgio Cabral – que está preso desde novembro do ano passado. Em junho, Cabral foi condenado pelo juiz Sérgio Moro a 14 anos e dois meses de prisão por corrupção passiva, ao pedir e receber vantagem indevida no contrato de terraplanagem do Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro (Comperj) e outros 12 crimes de lavagem de dinheiro.

As investigações apontam que Nuzman e Gryner foram os agentes responsáveis por fazer a ligação entre o esquema de propinas de Cabral e membros africanos do COI, por meio do empresário Arthur Soares. 

A Polícia Federal marcou para as 11h desta quinta-feira uma entrevista coletiva para explicar a operação.

(Com agências)

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!