CATAGUASES-MG: PREFEITURA E ENERGISA LANÇAM O PROJETO ILUMINA
24/08/2017 09:45 em Cataguases-MG e Região

 

Em evento realizado na manhã desta terça-feira, dia 22, no auditório do Centro Cultural Humberto Mauro, aconteceu o lançamento do projeto Ilumina – Gestão de Aprendizagem, que passa a oferecer a alunos da rede municipal de ensino uma metodologia de aprendizado de matemática de forma lúdica e por uma plataforma online. Viabilizado através de uma parceria entre a Prefeitura de Cataguases, por meio da Secretaria Municipal de Educação, e a Energisa, o projeto deve beneficiar cerca de 900 alunos. Participaram da solenidade o prefeito de Cataguases, Willian Lobo de Almeida, o Secretário Municipal de Educação, José Fernando Antunes Millane, e o diretor presidente da Energisa Minas Gerais, Eduardo Mantovani. O evento contou ainda com a presença do vice-prefeito, Tita Lima e demais secretários municipais, além de centenas de estudantes e professores do ensino fundamental das escolas municipais.

Em seu pronunciamento, o prefeito Willian Lobo agradeceu à Energisa por mais essa parceria, afirmando que a empresa já vem sendo uma aliada, tanto na geração de empregos, quanto na melhoria dos indicadores culturais do município, por meio da Fundação Ormeo Junqueira Botelho. “Desta vez, com mais essa parceria pela educação, que é pilar transformador de tudo, temos a certeza de que Cataguases só tende a melhorar em todos os indicadores de desenvolvimento social”, afirmou.

Na oportunidade, o prefeito lembrou o dia do Supervisor Pedagógico, parabenizando a categoria pela data. Também elogiou o empenho de toda a equipe da Secretaria Municipal de Educação, bem como a do setor de Processamento de Dados da Prefeitura, pelos esforços que viabilizaram as adequações necessárias nos laboratórios de informática das escolas para a implantação desse novo projeto. “Mesmo diante das dificuldades financeiras, não abriremos mão das chances de avançarmos na melhoria de nossas escolas públicas. Diante de um projeto inovador, que, com recursos tecnológicos é capaz de despertar o interesse dos alunos, desenvolver suas habilidades e tornar mais eficiente o processo de avaliação por parte dos professores, temos tudo para melhorar ainda mais a qualidade da educação”, disse o prefeito.

O diretor presidente da Energisa Minas Gerais, Eduardo Alves Mantovani, manifestou sua satisfação de receber professores, alunos e pais de alunos naquela oportunidade. “Nós, da Energisa, muito mais que fornecer energia elétrica de qualidade e atender bem aos nossos clientes, reiteramos o compromisso de atuar como empresa cidadã, ciente do seu papel social na busca de uma sociedade mais justa, bem preparada e mais competitiva. Para alcançarmos isso, sabe-se que o caminho é a educação”, disse. “Iniciativas como esta, quando abraçadas pelo poder público, tem seus resultados ampliados e o nível de bem estar da sociedade só tende a crescer. Por isso, a participação da Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação, tem sido fundamental para implantarmos essa proposta em Cataguases”, destacou Eduardo Mantovani.

O secretário municipal de Educação, José Fernando Antunes Millane, destacou o esforço da Administração Municipal em superar os desafios para a implantação do projeto, já que a oferta de uma tecnologia moderna para o ensino da matemática passou a exigir, por parte das próprias escolas, adequações em seus equipamentos e laboratórios. “Diante das dificuldades financeiras e no meio do ano letivo, outro prefeito ou gestor diria simplesmente que não seria possível dar início a esse projeto. Mas nós preferimos dizer sim, e optamos pelo enfrentamento desses desafios, tendo em vista a expectativa pela melhoria da qualidade da educação.” disse ele. “Peço a vocês, professores, alunos e pais, que sejam multiplicadores do desejo de transformar a educação. Aproveitem essa oportunidade de aprender, usando um método e uma linguagem atraente para serem os melhores alunos e nas melhores escolas. A educação se transforma quando nós, a cada dia, procuramos realizar o melhor de nós mesmos”, refletiu o secretário.

Em seguida, a professora de matemática Ana Lívia Pinheiro, da Tamboro Educacional, instituição parceira da Energisa e responsável pelo desenvolvimento da metodologia, fez uma apresentação do projeto Ilumina. Trata-se de uma plataforma online, instalada nas escolas municipais, permitindo acompanhar o aprendizado personalizado da matemática, por meio de jogos virtuais que apontam desafios e metas a serem superadas. A iniciativa chega com pioneirismo a Cataguases e a Minas Gerais. “O projeto foi muito bem aceito pela Energisa e pela Secretaria Municipal de Educação e, a partir de agora, vamos monitorar a sua execução nas escolas, e a nossa expectativa é de que essa experiência seja bem aproveitada pelos professores e alunos”, afirmou Ana Lívia.

Durante a solenidade, foram também homenageadas duas estudantes de Cataguases que conquistaram Menção Honrosa nas Olimpíadas de Matemática - OBMEP 2016. As alunas Maísa da Silva Lima, da Escola Municipal Francisco Rodrigues de Almeida, e Maria Célia Teixeira Rocha, da Escola Municipal Professora Carmelita Guimarães, da Educação de Jovens e Adultos, que foi representada pela diretora Adriana Rui de Almeida. Na oportunidade, Maísa, hoje no 8º ano do Ensino Fundamental, falou também da expectativa quanto à inovada metodologia. “Acho que vai ajudar muitos colegas meus que não gostam ou têm dificuldades em aprender a matemática apenas com seus livros e cadernos”, disse. A opinião é compartilhada pela professora de matemática Maria Aparecida Cerqueira Vieira, da Escola Lisys Brandão da Rocha, o CAIC. “Nós, professores, estamos animados porque essa ferramenta virtual será uma importante aliada no processo de aprendizagem”, avaliou.

 

Fonte: Portal da Prefeitura Municipal de Cataguases-MG
 

2/3

 
  •  

    3/3
COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!