CATAGUASES-MG: BAIRRO LEONARDO RECEBE AÇÕES DO PROJETO "CIDADANIA EM REDE"
23/08/2017 09:17 em Cataguases-MG e Região

Na última terça-feira, 15 de agosto, os moradores do bairro Leonardo participaram das ações do projeto “Cidadania em Rede”, promovidas pela
Prefeitura de Cataguases e realizadas na Escola Municipal Prefeito José
Esteves, das 18 às 21 horas. A iniciativa comandada pela Secretaria de Assistência Social, em parceria com a escola e o posto de saúde daquela comunidade, ofereceu aos moradores diversas atividades, atrações e serviços da rede municipal.

O evento contou com postos de atendimento de diversos órgãos municipais, como CRAS, CREAS, PSF, Conselho Tutelar, CAPS e Bolsa Família, trabalhando em rede para atender às demandas da comunidade, esclarecer dúvidas dos moradores e conversar sobre os trabalhos já executados no bairro. Entre as atividades oferecidas, aferição de pressão arterial, pesagem
das crianças, agendamento de preventivo, apresentações culturais, esclarecimentos a respeito de projetos socioassistenciais do município, pula-pula e algodão doce para a criançada e distribuição de pipoca para os participantes.

As apresentações artísticoculturais foram encenadas pelo Grupo Mineiro Pau, do Centro de Convivência do Idoso, pelos participantes do programa Adolescente Cidadão, pelo Grupo de Canto e Dança Afro Justino e São Vicente, pelos alunos do Centro de Convivência da Criança e do Adolescente
(CCCA), pelos assistidos do CRAS Ana Costa Valentim e pela bateria da Portela de Cataguases.

A atuação em rede no bairro está acontecendo desde o início da atual gestão municipal, com o objetivo de atuar em várias frentes, visando a alcançar melhores resultados com as famílias usuárias dos serviços da rede municipal, como explica a secretária de Assistência Social Mirilane Licazali. “Esta ação é resultado de um trabalho iniciado em janeiro com a comunidade e com as lideranças. Assim que nós assumimos, o grande problema colocado pela população era esse distanciamento dos equipamentos da Prefeitura com a comunidade. Esse trabalho que aconteceu nesses primeiros seis meses foi para aproximar a comunidade do CRAS, da escola, do posto de saúde, das lideranças do bairro, e inclusive acompanhar as famílias que assistimos, fazendo estudo de caso daquelas que precisam mais de auxílio. Este trabalho de rede e cidadania é bom para conseguirmos emancipar estas famílias, retirando-as da situação de vulnerabilidade social”, comentou.

À frente da realização do projeto, a diretora de Proteção Básica da Prefeitura, Elaine Ferraz se mostrou satisfeita com a primeira ação realizada e destacou a importância da integração de vários órgãos para alcançar resultados e fazer um bom trabalho junto à população. “Enquanto profissional da rede, só tenho a agradecer a todos do bairro Leonardo que abraçaram a causa, atuaram, participaram e nos ajudaram na divulgação. É muito importante ver os moradores presentes e juntos com os órgãos da Prefeitura. A forma como estamos ouvindo a população é muito importante para que saibamos realmente onde atuar”.

Os pré-adolescentes Fellype Gabriel Ferreira, 12 anos, Raissa Aparecida Alves, 11, Nicoly Gabriel Pereira, 13 e Ana Luiza Pereira Gonçalves, 12 consideraram o evento uma ótima oportunidade para se divertir, brincar e se informar melhor sobre os serviços e projetos que a Prefeitura oferece para a população. “Eu achei muito importante, porque retirou as crianças da rua e trouxe para a escola para divertirem um pouco, comerem pipoca e conhecerem melhor sobre alguns setores da Prefeitura. Achei tudo muito bonito e parabenizo os realizadores”, afirmou Fellype.

O secretário de Educação José Fernando Antunes Millane elogiou a iniciativa. “É um momento muito importante para uma comunidade guerreira como a do Leonardo. Uma cidade que integra sua rede realmente garante, não só a segurança, mas o valor do programa, da escola e da comunidade”, afirmou.
Elaine Aparecida Cadete também aprovou as ações do “Cidadania em Rede”. “Como moradora do bairro e mãe de alunos desta escola, eu gostei muito das festividades do projeto e da integração das equipes com a comunidade. Acho que estas ações têm que ser realizadas em outros bairros também” ressaltou.

Presente no evento e representando o prefeito Willian, o vice Tita Lima lembrou a importância do trabalho integrado entre a Prefeitura e comunidade. “Esse trabalho que está sendo iniciado no bairro Leonardo é para aproximar mais a comunidade da Prefeitura. Estamos trabalhando em prol da população e quanto mais as famílias participarem, maior o mérito do nosso trabalho. O bairro Leonardo está sendo o primeiro, mas nós vamos levar essa iniciativa para a cidade toda, porque o que nós queremos é a comunidade unida conosco para vencermos juntos”, concluiu.

 

Do Portal da Prefeitura Municipal de Cataguases-MG

 

GALERIA DE FOTOS

  •  

    1/3
  •  

    2/3
  •  

    3/3
prev
next
COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!