Cataguases: SERVIDORES MUNICIPAIS VÃO RECEBER PELA PRIMEIRA VEZ ATENDIMENTO DE SAÚDE COM EXAMES PERIÓDICOS
20/06/2017 08:03 em Cataguases-MG e Região

A atenção à saúde do servidor municipal é uma preocupação constante da administração do Prefeito Willian. Desde o início da gestão, o prefeito e a secretária Municipal de Administração, Cláudia Aline Vargas de Faria, vêm se reunindo para estabelecer iniciativas e programas voltados para o funcionalismo, e a preocupação com a saúde da categoria é um deles. “Queremos cuidar do nosso maior patrimônio, que é o servidor. Precisamos estar atentos às suas condições de saúde, considerando também que este é um direito assegurado previsto na legislação”, afirmou a secretária.
 
Ela explicou que a realização de exames médicos periódicos são fundamentais para avaliação do estado de saúde dos servidores e para acompanhar a saúde dos mesmos, durante todo o tempo de trabalho. “Um dos objetivos é orientá-los quanto aos níveis dos fatores de risco, sejam eles físicos, químicos, biológicos ou
ergonômicos a que estão expostos em seus ambientes laborais”, lembra Cláudia Aline, ressaltando que através destes procedimentos pode-se identificar, com certa antecedência alguma condição impeditiva na saúde do funcionário para o exercício de suas funções.
 
Neste sentido, a Prefeitura de Cataguases vai fazer um investimento inédito, em torno de R$ 475 mil, para o qual contratou, através de processo licitatório, a empresa Innovar – Medicina e Segurança do Trabalhador, que fará exames periódicos nos servidores municipais, em uma unidade móvel que conta com sala de atendimento, sala de exames e todos os equipamentos necessários para realização dos procedimentos. A empresa atua junto a várias prefeituras e empresas do país, com as melhores e atuais metodologias, modernos aparelhos e equipe técnica capacitada.
 
Segundo a secretária de Administração, os servidores serão disponibilizados para passar por todos os exames, e foi feito um cronograma para o atendimento do pessoal de cada secretaria. A previsão é de que os trabalhos se iniciem no próximo dia 19. “Entendemos que com esses exames estamos dando um enorme avanço, já que nunca o servidor municipal de Cataguases realizou exames periódicos”, afirmou.
 
Ainda segundo Cláudia Aline, todos os servidores vão realizar hemograma completo e exame clínico. Os demais serão realizados de acordo com o tipo de ocupação de cada funcionário. Ela também ressaltou que a iniciativa é importante para o município, pois reduz as faltas por motivo de doença, os acidentes de trabalho potencialmente graves, garante  melhor desempenho por parte do servidor e evita implicações legais pela falta de atendimento à sua obrigatoriedade. Já o servidor é beneficiado por ter a garantia de suas condições de saúde para o desempenho de sua função e por minimizar a chance de arbitrariedades em casos de doença ou acidente.
 
O prefeito Willian afirmou que, desde o seu primeiro mandato, esta era uma demanda dos servidores municipais, que sempre solicitavam estes exames periódicos. "Desde meu primeiro mandato quis fazer este investimento, e mais ainda agora, depois de ter passado pela Gerência Regional de Saúde. Com mais conhecimento, sei que trabalhar com a prevenção é fundamental nesta área. Quero muito oferecer mais aos nossos servidores, para quem já proporcionamos várias conquistas, como o aumento das diárias de viagem e do ticket alimentação, nestes seis primeiros meses de mandato. Este é o primeiro passo de um projeto ainda maior que vamos implantar, que é a "Casa do Servidor", um local para atendimento exclusivo dos nossos funcionários, com médicos, psicólogos, fisioterapeutas, nutricionistas, entre outros profissionais", concluiu o prefeito.

Os atendimentos acontecem nas seguintes datas: dias 19 e 20 de junho, para os servidores da Secretaria de Serviços Urbanos; no da 21 de junho, será a vez dos funcionários das secretarias de Agricultura e Meio Ambiente, Indústria e Comércio, Finanças, Esportes e Obras. Já na quinta-feira, dia 22, os atendimentos serão realizados para o pessoal do Gabinete do Prefeito, Procuradoria, secretarias de Administração e de Cultura e Turismo, e setor de Informática. No dia 23, sexta-feira, serão atendidos os servidores da secretaria de Assistência Social. Na próxima semana, de segunda, dia 26, a sexta-feira, dia 30, os funcionários da Secretaria de Educação receberão atendimento, e também na segunda-feira, dia 3 de julho. Finalizando, de 4 a 8 de julho, os servidores da Secretaria de Saúde vão ter o seu atendimento na unidade móvel.

 

Fonte: Portal da Prefeitura Municipal de Cataguases-MG

  

GALERIA DE FOTOS

  •  

    1/2
  •  

    2/2
  
 
 

 

 

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!