Sobe para 51 número de mortes por febre amarela em Minas Gerais
03/02/2017 07:33 em Saúde/Ciência

De acordo com o novo boletim epidemiológico divulgado nesta quinta-feira(2) pela Secretaria de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), o estado já contabiliza 138 casos confirmados de febre amarela.

 

No dia 26 de fevereiro, há exatamente uma semana, haviam 84 confirmações. Os novos números apontam um crescimento de 39,1% de casos confirmados neste período.

 

Ao todo, Minas Gerais já registrou 777 notificações para febre amarela envolvendo 59 municípios. Além dos 138 casos confirmados, 37 foram descartados. O restante segue em investigação.

 

O número de mortos que contraíram a doença em Minas Gerais também subiu. Já tiveram confirmação para febre amarela 51 óbitos. Outros 77 seguem em análise. Entre as mortes confirmadas, 62,7% envolvem vítimas entre 40 e 59 anos.

 

A principal ação de enfrentamento à doença é a vacinação da população. As vacinas são ofertadas gratuitamente nos postos de saúde. A aplicação ocorre em dose única, devendo ser reforçada após um período de 10 anos. No caso de crianças, o Ministério da Saúde recomenda a administração de uma dose aos nove meses e um reforço aos 4 anos.

 

Para garantir uma campanha de vacinação mais eficiente e outras medidas de combate à doença, o governo de Minas Gerais anunciou no mês passado um investimento de R$ 26 milhões.

 

Também foi decretada situação de emergência em saúde pública numa área de abrangência que inclui 152 municípios. A medida permite agilizar processos administrativos para aquisição de insumos e para contratação de serviços e funcionários temporários.


 

Léo Rodrigues, da Agência Brasil - 01:56 - Geral, Notícias - 02/02/2017-21h23 - Belo Horizonte - Radioagência Nacional/Agência Brasil/Site EBC

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!